Nefrograma, basal e após Captopril

Outros nomes:
CINTILOGRAFIA RENAL DINAMICA COM CAPTOPRIL
HIPERTENSAO RENOVASCULAR, PESQ COM NEFROGRAMA DA
NEFROGRAMA BASAL E APOS CAPTOPRIL
NEFROGRAMA COM CAPOTEN
NEFROGRAMA COM E SEM CAPTOPRIL
RENOGRAMA APÓS TESTE DE CAPTOPRIL
RENOGRAMA COM CAPTOPRIL
NEFROGRAMA COM CAPTOPRIL
CINTILOGRAFIA RENAL PARA INVESTIGAÇÃO DE HIPERTENSÃO RENOVASCULAR
CINTILOGRAFIA RENAL PARA INVESTIGAÇÃO DE HIPERTENSÃO
CINTILOGRAFIA RENAL PARA INVESTIGAÇÃO HAS
CINTILOGRAFIA RENAL PARA INVESTIGAÇÃO DE HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA

Agendamento

Precisa Agendar

Prazo de Entrega

Em até 3 dias úteis (sem contar o sábado) às 18h

Orientações necessárias

I - Informações sobre o exame - Este exame é realizado em duas etapas e o tempo de permanência no Fleury é de cerca de 3 horas. - Na primeira etapa, que dura cerca de 45 minutos, realiza-se hidratação do cliente por via oral, administra-se o radioindicador por via intravenosa e obtêm-se as imagens em seguida. - Na segunda etapa, que é realizada 1 hora após o término da primeira etapa e dura cerca de 45 minutos, realiza-se hidratação e administração de captopril 25 mg por via oral e obtêm-se novas imagens. II - Critérios de realização - Este exame é realizado somente com solicitação médica. - Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal. - O procedimento não é realizado em gestantes. No caso de mulheres em fase de amamentação, consultar a equipe médica da Medicina Nuclear. - Há restrição de peso para a realização do exame. Por isso, o cliente deve consultar a Central de Atendimento ao Cliente Fleury antes de comparecer à unidade de atendimento. - Ao agendar o exame, informar os medicamentos usados nos últimos 3 dias, para que sejam verificados os prazos de suspensão. Se o medicamento for estrangeiro ou fórmula, é necessário fornecer os nomes dos componentes. Entretanto, a interrupção de qualquer medicamento deve ter ordem expressa do médico assistente. - Informar também os exames de Medicina Nuclear realizados nos últimos 30 dias, para verificar a necessidade de aguardar algum intervalo de tempo antes desse exame. - O cliente deve apresentar resultados de exames anteriores relacionados, se houver.

Método

- Cintilográfico com radioisótopo.

Interpretação e comentários

- Para a realização do exame, o cliente é submetido a hidratação oral e recebe, por via endovenosa, o ácido Dietilenotriaminopentacético marcado com tecnécio-99m (DTPA99mTc). Em seguida, são feitas tomadas de imagens em câmara de cintilação. Na segunda fase, repete-se todo o procedimento, mas com a administração prévia de captopril por via oral, uma hora antes da aquisição das imagens. - O radioindicador administrado é excretado pelos túbulos renais e permite avaliar a perfusão sanguínea renal, a posição e a forma dos rins, os dados urodinâmicos (diferenciação entre alteração hipotônica, indeterminada e obstrutiva) e a função renal relativa. Por meio do estudo sob efeito dos inibidores da enzima conversora da angiotensina I, em alguns casos o exame pode definir se a origem da hipertensão é renovascular.

Regiões estudadas

Estruturas anatômicas avaliadas: rins

Dias de Medicamento

IMPORTANTE: Anotar medicamento(s) do (s)último(s): 3 dias(s).

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822