Nefrograma, radioisotópico

Outros nomes:
CINTILOGRAFIA RENAL COM DTPA
CINTILOGRAFIA RENAL DINAMICA
CINTILOGRAFIA RENAL DINAMICA COM DTPA
CURVAS DE EXCRECAO RENAL
MAPEAMENTO RENAL DINAMICO
NEFROGRAMA RADIOISOTOPICO
RADIO-RENOGRAMA
RENOGRAMA
RENOGRAMA COM DIURETICO
CINTILOGRAFIA RENAL DINÂMICA COM DTPA E PROVA DO LASIX
RENOGRAMA COM FUROSEMIDA
CINTILOGRAFIA RENAL DINÂMICA E PROVA DO FUROSEMIDA
CINTILOGRAFIA RENAL COM DIURETICO

Agendamento

Precisa Agendar

Prazo de Entrega

Em até 4 dias úteis (s/sábado s/emenda) às 18h

Orientações necessárias

I - Informações sobre o exame - Neste exame, administra-se o radioindicador por via endovenosa e as imagens são obtidas em seguida. - Para a realização deste exame, o cliente precisa permanecer imóvel no aparelho cerca de 30 minutos. Não há necessidade de anestesia para a realização deste exame. II - Critérios de realização - Este exame é realizado somente com solicitação médica. - O procedimento não é realizado em gestantes. No caso de mulheres em fase de amamentação, consultar a equipe médica da Medicina Nuclear. - Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal. - Não há necessidade de acompanhante (exceto menores de 18 anos e clientes que necessitam de algum auxílio), entretanto, se o cliente vier acompanhado, recomenda-se que não seja uma acompanhante gestante. - Há restrição de peso para a realização do exame. Por isso, o cliente deve consultar a Central de Atendimento ao Cliente Fleury antes de comparecer à unidade de atendimento. - É necessário informar os exames de Medicina Nuclear realizados nos últimos 30 dias, para verificar a necessidade de aguardar algum intervalo de tempo antes desse exame. - O cliente deve apresentar resultados de exames anteriores relacionados, se houver. - Ao agendar o exame, é necessário informar os medicamentos usados nos últimos 30 dias, para que sejam verificados os prazos de suspensão. Se o medicamento for estrangeiro ou fórmula, é necessário fornecer os nomes dos componentes. Entretanto, a interrupção de qualquer medicamento deve ter ordem expressa do médico assistente. - A medicação em uso rotineiro precisa ser levada à unidade de atendimento no dia do exame, pois após sua realização, esta poderá ser tomada.

Método

- Cintilográfico com radioisótopo.

Interpretação e comentários

- Para este exame, o cliente é submetido a hidratação oral e recebe, por via endovenosa do ácido Dietilenotriaminopentacético marcado com tecnécio-99m (DTPA99mTc). Em seguida, são feitas tomadas de imagens em câmara de cintilação. - O radioindicador administrado é excretado pelos túbulos renais e permite avaliar a perfusão sanguínea renal, a posição e a forma dos rins, os dados urodinâmicos (diferenciação entre alteração hipotônica, indeterminada e obstrutiva) e a função renal relativa. - O exame auxilia o diagnóstico diferencial de rejeição e necrose tubular aguda, assim como a detecção de obstruções venosas e arteriais após transplante renal e o diagnóstico de hipertensão de origem renal. Veja também o nefrograma com captopril.

Regiões estudadas

- Estruturas anatômicas avaliadas: rins

Dias de Medicamento

IMPORTANTE: Anotar medicamento(s) do (s)último(s): 3 dias(s).

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822