Outros nomes: Detecção de neisseria gonorrhoae por PCR, Neisseria gonorrhoeae, Detecção do DNA por PCR, Pesquisa de Neisseria em secreção vaginal por PCR, Pesquisa de gonococo em secreção vaginal por PCR, PESQUISA DE NEISSERIA EM URINA POR PCR, PESQUISA DE GONOCOCO EM URINA POR PCR, Detecção do DNA por PCR blenorragia, Detecção do DNA por PCR gonorréia, Pesquisa por PCR gonococo, Detecção do DNA por PCR Neisseria gonorrhoae, Detecção por PCR Neisseria gonorrhoae
I - Critérios de realização
- Menores de 18 anos devem obrigatoriamente apresentar o pedido médico.
- Menores de 16 anos precisam obrigatoriamente estar acompanhados por um responsável legal e apresentar o pedido médico para a realização do exame.
-Para coleta masculina horário de atendimento na unidade República do Líbano I, é de segunda a sábado até as 12h00.
PARA MULHERES
- A análise pode ser feita em amostra de urina de primeiro jato, raspado vaginal, raspado de colo uterino, raspado uretral, raspado retal, raspado de orofaringe, secreção de conjuntiva, aspirado de linfonodo ou líquido sinovial.
- Para mulheres virgens, recomenda-se a coleta de urina de primeiro jato.
PARA HOMENS
- A análise pode ser feita em urina de primeiro jato, raspado retal, raspado de orofaringe, secreção de conjuntiva, aspirado de linfonodo e líquido sinovial
- O raspado uretral foi substituído por urina de primeiro jato. O teste realizado na urina apresenta a mesma sensibilidade do raspado uretral.
SECREÇÂO CONJUNTIVAL
- O exame pode ser realizado em material colhido no Fleury ou pelo médico solicitante. Colher com swab estéril e enviar o swab em frasco seco estéril, refrigerado, até 7 dias após a coleta.
- Caso o exame seja solicitado para ambos os olhos, há necessidade de se fazer dois exames individuais, pois a coleta precisa ser realizada separadamente em cada olho.
- O Fleury não colhe aspirado de linfonodo ou líquido sinovial, mas recebe material colhido pelo médico solicitante. A amostra deve ser acondicionada em frasco estéril seco e enviada refrigerada, até 7 dias após a coleta.
- Exames colhidos no Laboratório:
1) Material urina:
- O volume mínimo deve ser 10 mL e o máximo 30 mL;
- Após receber o frasco plástico descartável com o material de urina de primeiro jato, deve-se verificar se o volume está dentro do permitido (10 - 30mL). Caso esteja acima ou abaixo do volume especificado, comunicar o setor responsável (BMO).
Transfira imediatamente a urina para o tubo de Meio Cobas PCR, utilizando a pipeta descartável fornecida. O volume correto de urina é quando o nível fluido estiver entre as duas linhas pretas da etiqueta do tubo.
Feche bem o tubo para evitar vazamentos e inverta o tubo 5 vezes para homogeneizar bem o conteúdo.
- Encaminhar o tubo de Meio Cobas PCR - Urine Sample Kit (Roche) para a BMO entre 2ºC a 30ºC. -
Não é necessário enviar o frasco primário ao setor de Métodos Moleculares.
Nota : Se a amostra de urina não puder ser transferida imediatamente, pode ser armazenada entre 2ºC e 30°C durante um período máximo de 24 horas após a coleta.
Estabilidade da amostra:
-- refrigerado (2 a 8ºC): 7 dias;
-- congelado (-20ºC): 30 dias.
2) Material raspado de colo uterino, vaginal, retal ou e orofaringe - Enviar o material à seção, em temperatura ambiente até uma semana após a coleta ou sob refrigeração (2-8ºC) até 15 dias após a coleta.
Estabilidade da amostra (em frasco contendo meio de transporte):
-- temperatura ambiente (até 30°C): 7 dias
-- refrigerado (2 a 8ºC): 15 dias;
-- Não congelar.
3) Outros materiais (secreção conjuntival, aspirado de linfonodo, líquido sinovial)
Enviar amostra ao setor no frasco original estéril, refrigerada (2° a 8°C).
Estabilidade da amostra:
-- temperatura ambiente (até 30°C): 24 horas
-- refrigerado (2 a 8ºC): 7 dias;
-- congelado (-20ºC): 30 dias.
Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) em tempo real
- Negativo (Indetectável)
- O teste para a detecção do DNA da Neisseria gonorrhoeae tem sensibilidade superior à da cultura em meio específico, pois não necessita da viabilidade bacteriana, e especificidade que se aproxima de 100%.
- O exame é particularmente útil no diagnóstico da infecção pela N. gonorrhoeae em mulheres, que, com frequência, não apresentam sintomas e pode evoluir se não tratada para doença inflamatória pélvica ou salpingite aguda,.
- Em homens, a infecção por Neisseria costuma ser sintomática e o diagnóstico pode ser feito em cultura com meio específico ou pela detecção do DNA deste agente.