Neurocisticercose, Anticorpos, líquor

Outros nomes:
CISTICERCOSE NO LIQUOR, PESQUISA DE ANTICORPOS
ELISA PARA CISTICERCOSE NO LIQUOR
IMUNOLOGIA PARA NEUROCISTICERCOSE
WEINBERG NO LIQUOR
TENÍASE, PESQUISA NO LÍQUOR

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 10 dias corridos às 18h

Orientações necessárias

I - Material - Este exame é realizado para a pesquisa de cisticercose ou teníase em liquor, seja colhido no Fleury, seja enviado. II - Para coletas no Fleury - A detecção de anticorpos contra cisticercos complementa a análise do líquido cefalorraquidiano, sendo necessário o agendamento prévio de um exame de liquor completo. III - Para materiais enviados - As amostras precisam conter 2,0 mL de liquor, armazenados em frasco estéril, devendo ser mantidas refrigeradas e entregues ao Fleury em 48 horas após a coleta, no máximo.

Processamento e adequação da amostra

- Enviar o material refrigerado à seção o mais rápido possível. - Estabilidade da amostra: -- temperatura ambiente: 8 horas; -- refrigerada (2-8ºC): 7 dias; -- congelada (-20ºC): 3 meses.

Método

- Imunoenzimático (Elisa) IgG; - Nos casos de Elisa positivo, o Fleury faz a confirmação pelo Western Blot IgG.

Valor de referência

- Não reagente em todas as reações.

Interpretação e comentários

- A neurocisticercose é uma doença que pode causar um quadro de epilepsia sintomática ou déficit neurológico focal. Normalmente, a infecção em fase ativa apresenta características liquóricas bem definidas, como o encontro de eosinófilos, o aumento dos teores protéicos, a elevação de gamaglobulina e a presença de bandas oligoclonais. Esses achados, porém, são inespecíficos e costumam ocorrer em outras doenças infecciosas. - O método Elisa apresenta boa especificidade e sensibilidade. Um resultado positivo indica a presença de anticorpos, mas é possível que haja falso-positivos nas amostras com aumento de proteínas. Dessa forma, um teste positivo deve ser confirmado pelo Western Blot IgG, cuja positividade se correlaciona com a presença de cisticercose. Vale lembrar ainda que existe a possibilidade de que um Elisa positivo aponte apenas exposição imunológica anterior. Por outro lado, indivíduos com cisto único ou calcificado podem ter resultados negativos, o que não afasta a infecção. Assim sendo, a análise desses resultados deve ser feita em associação com exames de imagem.

Dias de Medicamento

IMPORTANTE: Anotar medicamento(s) do (s)último(s): 30 dias(s).

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822