Manual de exames

Neurocisticercose, Anticorpos, líquor

Outros nomes: Elisa para cisticercose no líquor, Imunologia para neurocisticercose , Weinberg no líquor , Pesquisa de anticorpos cisticercose no líquor, Pesquisa no líquor Teníase

Este exame não precisa ser agendado

Orientações necessárias

I - Material
- Este exame é realizado para a pesquisa de cisticercose ou teníase em liquor, seja colhido no Fleury, seja enviado.

II - Para coletas no Fleury
- A detecção de anticorpos contra cisticercos complementa a análise do líquido cefalorraquidiano, sendo necessário o agendamento prévio de um exame de liquor completo.

III - Para materiais enviados
- As amostras precisam conter 2,0 mL de liquor, armazenados em frasco estéril, devendo ser mantidas refrigeradas e entregues ao Fleury em 48 horas após a coleta, no máximo.

Processamento e adequação da amostra

- Enviar o material refrigerado à seção o mais rápido possível.

- Estabilidade da amostra:
-- temperatura ambiente: 8 horas;
-- refrigerada (2-8ºC): 7 dias;
-- congelada (-20ºC): 3 meses.

Método

- Imunoenzimático (Elisa) IgG;
- Nos casos de Elisa positivo, o Fleury faz a confirmação pelo Western Blot IgG.

Valor de referência

- Não reagente em todas as reações.

Interpretação e comentários

- A neurocisticercose é uma doença que pode causar um quadro de epilepsia sintomática ou déficit neurológico focal. Normalmente, a infecção em fase ativa apresenta características liquóricas bem definidas, como o encontro de eosinófilos, o aumento dos teores protéicos, a elevação de gamaglobulina e a presença de bandas oligoclonais. Esses achados, porém, são inespecíficos e costumam ocorrer em outras doenças infecciosas.
- O método Elisa apresenta boa especificidade e sensibilidade. Um resultado positivo indica a presença de anticorpos, mas é possível que haja falso-positivos nas amostras com aumento de proteínas. Dessa forma, um teste positivo deve ser confirmado pelo Western Blot IgG, cuja positividade se correlaciona com a presença de cisticercose. Vale lembrar ainda que existe a possibilidade de que um Elisa positivo aponte apenas exposição imunológica anterior. Por outro lado, indivíduos com cisto único ou calcificado podem ter resultados negativos, o que não afasta a infecção. Assim sendo, a análise desses resultados deve ser feita em associação com exames de imagem.

Convênio e cobertura

Consulte nossa página de Convênios para mais informações

Particular e valores

Não tem convênio? Fale com a gente e consulte as condições especiais de pagamento particular.

Faça em casa

Agora, você pode fazer exames de sangue, urina e fezes em casa, no trabalho ou onde preferir. Consulte as regiões de cobertura