Níquel, urina

Outros nomes:
NÍQUEL, PESQUISA E DOSAGEM NA URINA

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 10 dias corridos às 18h

Processamento e adequação da amostra

Urina isolada: - Verificar se a amostra foi enviada em frasco cristal de tampa branca. Caso não seja esse o frasco, solicitar nova coleta. Urina isolada: - Colher uma amostra de urina de jato médio em frasco cristal de tampa branca. - Volume mínimo: 5 mL. Urina de 24 horas: - Urina de 24 horas, colhida em frasco de urina Livre de metal (1 litro). Alíquotar no mínimo 20 ml em frasco cristal de tampa branca. Manusear o menos possível para evitar contaminação da amostra. - Para mulheres, o ideal é não estar menstruada. ATENÇÃO - Em se tratando da coleta de metais, frascos com tampas coloridas (Ex.: estéril), não podem ser utilizados, pois podem trazer algum tipo de contaminante." Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: 24 horas Refrigerada (2-8ºC): 7 dias Congelada (-20ºC): 14 dias

Método

- Espectrofotometria de absorção atômica.

Valor de referência

Valor de Referência: até 8 microgramas/ L Indice Biológico Máximo Permitido (IBMP): 60 microgramas/L

Interpretação e comentários

- O teste é útil no diagnóstico da intoxicação por níquel, decorrente de exposição ocupacional, em indivíduos que trabalham em indústrias de tintas, cerâmica, baterias e vidro. - É usado nas soluções de niquelagem, como catalisador e mordente para a indústria têxtil, aditivos de óleos de motores e de lubrificantes, na indústria de borracha, pigmentos em produtos de beleza, fabricação de ligas e cunhagem de moedas. - As vias de entrada são inalatória e digestiva. A exposição aguda pode causar irritação das vias aérea, pneumonite e febre dos fumos metálicos. Pode também causar irritação do trato digestório com náuseas, vômitos e gastrite. Causa lesões na pele (erupções). Cronicamente pode levar a quadros de sensibilidade cutânea (urticária e dermatite de contato), pulmonar, sinusite, pólipos e perfurações nasais, fibrose pulmonar. É potencialmente cancerígeno para o trato respiratório.

Orientações necessárias

- Este exame pode ser feito em amostra isolada de urina e/ou urina de 24 horas. - Em coletas de medicina ocupacional, colher urina pré-jornada do último dia da semana de trabalho. - O material deve ser mantido refrigerado e entregue no Fleury até 3 dias após a coleta. - Para mulheres, o ideal é não estar menstruada. Urina de 24 horas: - Retirar frasco para coleta. Coleta: - O procedimento não pode ser feito no posto de trabalho. Quando realizado nas dependências da empresa, deve ser feito no ambulatório ou em outro ambiente limpo e sem contaminação. - Antes da coleta, deve ser feita rigorosa higiene das mãos. - O cliente não deve usar a vestimenta usual de trabalho ao coletar este exame.

Dias de Medicamento

IMPORTANTE: Anotar medicamento(s) do (s)último(s): 10 dias(s).

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822