Nistagmografia, computadorizada

Outros nomes:

ELETRONISTAGMOGRAFIA

ELETRONISTAGMOGRAFIA COMPUTADORIZADA

EQUILIBRIOMETRIA

LABIRINTICO, EXAME

NISTAGMOGRAFIA COMPUTADORIZADA

NISTAGMOGRAFIA ULTRA COMPUTADORIZADA

VESTIBULAR, EXAME

VESTIBULOMETRIA

VENG

VECTOELETRONISTAGMOGRAFIA

Otoneurológico

VIDEONISTAGMOGRAFIA

ELETRONISTAGMOGRAFIA COM PROVA CALORICA

NISTAGMOGRAFIA COM PROVA CALORICA

Orientações necessárias

I - Critérios de realização - Este exame é realizado em crianças a partir de 8 anos de idade e em adultos. - Exame somente será realizado mediante apresentação de solicitação médica, com CRM (registro do conselho regional de medicina). Não será aceito solicitação de qualquer outro profissional da área de saúde. - O teste não pode ser realizado se o cliente estiver com dor ou obstrução do ouvido por cera ou secreção no dia do exame. - O procedimento de remoção de cera não é efetuado pelo Fleury, ficando a cargo do médico assistente do cliente. - O exame é realizado na Unidade Paraíso com agendamento prévio (48 horas de antecedência). II - Preparo 48 Horas antes do exame - O cliente deve suspender o uso de: -- medicações para enjôo/náuseas; -- medicações para labirintite; -- Caso a utilização de algum desses fármacos não possa ser interrompida, é necessário avisar o médico solicitante a respeito dessa impossibilidade ou, então, entrar em contato com o assessor médico do Fleury na área de Otorrinolaringologia. - Medicamentos permitidos - Medicamentos para diabetes, para pressão alta ou para doenças do coração e hormônios não devem ser suspensos. No dia do exame - Alimentação deve ser leve - O cliente precisa fazer jejum de três horas antes da realização do exame - É necessário comparecer à unidade sem maquiagem nem creme no rosto e olhos (rímel, lápis de olho, etc) - Sugere-se vir com acompanhante.

Método

- Analisa a variação do potencial córneo-retinal, captado por eletrodos colocados perto dos olhos ou por sensores infravermelhos, nas derivações horizontal e vertical, investigando o funcionamento do sistema vestibular e suas inter-relações com o cérebro. Consta das seguintes provas: nistagmo de posicionamento, nistagmo espontâneo, semi-espontâneo, movimentos sacádicos fixos e randomizados, rastreio pendular, provas optocinéticas e prova calórica. No Fleury, a prova calórica é realizada com ar, e não com água. A comparação entre os estímulos e as respostas, permite analisar os seguintes parâmetros: latência, acurácia, velocidade, simetria e ganho em diversas provas.

Valor de referência

- Vertigem e nistagmo posicional e de posicionamento: ausentes - Nistagmo espontâneo: ausente com olhos abertos e presente até 6 graus por segundo de olhos fechados - Nistagmo semi-espontâneo: ausente - Nistagmo optocinético: simétrico, sem alterações de ganho - Rastreio pendular: tipo I ou II, sem alterações de ganho - Movimentos sacádicos fixos ou randomizados: sem alterações de latência, acurácia e velocidade - Prova calórica com ar: simétrica, preponderância direcional de até 30% ou predomínio labiríntico de até 25%, com efeito inibidor da fixação ocular

Interpretação e comentários

- O exame consegue identificar e localizar as alterações funcionais vestibulares; - O método está indicado na avaliação de pessoas com vertigens ou outros tipos de tontura . .

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 10x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.