Nistagmografia, computadorizada

Outros nomes:
ELETRONISTAGMOGRAFIA
ELETRONISTAGMOGRAFIA COMPUTADORIZADA
EQUILIBRIOMETRIA
LABIRINTICO, EXAME
NISTAGMOGRAFIA COMPUTADORIZADA
NISTAGMOGRAFIA ULTRA COMPUTADORIZADA
VESTIBULAR, EXAME
VESTIBULOMETRIA
VENG
VECTOELETRONISTAGMOGRAFIA
OTONEUROLÓGICO
VIDEONISTAGMOGRAFIA
ELETRONISTAGMOGRAFIA COM PROVA CALORICA
NISTAGMOGRAFIA COM PROVA CALORICA

Jejum

Para todas as idades jejum mínimo necessário de 3 horas

Agendamento

Precisa Agendar

Prazo de Entrega

Em até 2 dias úteis (incluindo sábados) às 18h

Orientações necessárias

I - Critérios de realização - Este exame é realizado em crianças a partir de 8 anos de idade e em adultos. - Exame somente será realizado mediante apresentação de solicitação médica, com CRM (registro do conselho regional de medicina). Não será aceito solicitação de qualquer outro profissional da área de saúde. - O teste não pode ser realizado se o cliente estiver com dor ou obstrução do ouvido por cera ou secreção no dia do exame. - O procedimento de remoção de cera não é efetuado pelo Fleury, ficando a cargo do médico assistente do cliente. - O exame é realizado na Unidade Paraíso com agendamento prévio (48 horas de antecedência). II - Preparo 48 Horas antes do exame - O cliente deve suspender o uso de: -- medicações para enjôo/náuseas; -- medicações para labirintite; -- Caso a utilização de algum desses fármacos não possa ser interrompida, é necessário avisar o médico solicitante a respeito dessa impossibilidade ou, então, entrar em contato com o assessor médico do Fleury na área de Otorrinolaringologia. - Medicamentos permitidos - Medicamentos para diabetes, para pressão alta ou para doenças do coração e hormônios não devem ser suspensos. No dia do exame - Alimentação deve ser leve - O cliente precisa fazer jejum de três horas antes da realização do exame - É necessário comparecer à unidade sem maquiagem nem creme no rosto e olhos (rímel, lápis de olho, etc) - Sugere-se vir com acompanhante.

Método

- Analisa a variação do potencial córneo-retinal, captado por eletrodos colocados perto dos olhos ou por sensores infravermelhos, nas derivações horizontal e vertical, investigando o funcionamento do sistema vestibular e suas inter-relações com o cérebro. Consta das seguintes provas: nistagmo de posicionamento, nistagmo espontâneo, semi-espontâneo, movimentos sacádicos fixos e randomizados, rastreio pendular, provas optocinéticas e prova calórica. No Fleury, a prova calórica é realizada com ar, e não com água. A comparação entre os estímulos e as respostas, permite analisar os seguintes parâmetros: latência, acurácia, velocidade, simetria e ganho em diversas provas.

Valor de referência

- Vertigem e nistagmo posicional e de posicionamento: ausentes - Nistagmo espontâneo: ausente com olhos abertos e presente até 6 graus por segundo de olhos fechados - Nistagmo semi-espontâneo: ausente - Nistagmo optocinético: simétrico, sem alterações de ganho - Rastreio pendular: tipo I ou II, sem alterações de ganho - Movimentos sacádicos fixos ou randomizados: sem alterações de latência, acurácia e velocidade - Prova calórica com ar: simétrica, preponderância direcional de até 30% ou predomínio labiríntico de até 25%, com efeito inibidor da fixação ocular

Interpretação e comentários

- O exame consegue identificar e localizar as alterações funcionais vestibulares; - O método está indicado na avaliação de pessoas com vertigens ou outros tipos de tontura . .

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822