NT- Pro BNP - Fragmento N-terminal, do peptídeo natriurético tipo B, plasma

Outros nomes:
NT- PRO BNP
NT- PRO BNP - FRAGMENTO N-TERMINAL, DO PEPTÍDEO NATRIURÉTICO TIPO B

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 8 horas

Orientações necessárias

- O cliente não deve realizar esforço físico 1 hora antes da coleta deste exame. - Quando for cliente de unidade externa. Se for cliente internado verificar com o médico responsável. - O cliente deve informar ao Laboratório os medicamentos em uso nos últimos 15 dias.

Processamento e adequação da amostra

- Aguardar 30 minutos; - Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18 ºC; - Não aliquotar; - Enviar à seção, em temperatura ambiente; - Eventualmente poderá ser utilizado Soro. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: 12 horas; Refrigerada (2-8 ºC): 3 dias; Congelada (-20 ºC): 1 ano.

Método

Eletroquimioluminométrico.

Valor de referência

Até 125 pg/mL

Interpretação e comentários

-Quando o pró-hormônio denominado propeptídeo natriurético tipo B (108 aminoácidos) é clivado no cardiomiócito, resulta na formação do peptídeo natriurético tipo B (BNP, com 32 aminoácidos), que constitui o hormônio ativo, e um fragmento N-terminal (NT Pro BNP, com 76 aminoácidos), que, embora seja biologicamente inativo, também é secretado na circulação em quantidades equimolares ao BNP. Assim, o NT-Pro BNP provém principalmente dos ventrículos cardíacos, sendo liberado na circulação em resposta à expansão do volume ventricular e à sobrecarga de pressão nos ventrículos. A elevação do NT-Pro BNP guarda uma relação direta com o grau de insuficiência cardíaca, fato que justifica a sua utilidade no diagnóstico, prognóstico e na avaliação da resposta ao tratamento da insuficiência cardíaca congestiva (ICC). - Os estudos demonstram que a dosagem do NT-Pro BNP apresenta comportamento semelhante ao BNP. O NT-Pro BNP tem uma meia-vida plasmática mais longa ao redor de 120 minutos, enquanto a do BNP é de 20 minutos. Os níveis de NT-Pro BNP são mais elevados do que o BNP na circulação, fato que permite uma dosagem melhor otimizada do ponto de vista analítico. Os estudos indicam que tanto o BNP quanto o NT-Pro BNP são marcadores equivalentes no diagnóstico e acompanhamento da insuficiência cardíaca.

Dias de Medicamento

IMPORTANTE: Anotar medicamento(s) do (s)último(s): 15 dias(s).

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822