Oftalmologia, diagnóstico microbiológico, córnea de ambos os olhos

Outros nomes:
COLETA DE MATERIAL DE CÓRNEA DE AMBOS OS OLHOS
COLETA DE MATERIAL DE ÚLCERA DE CÓRNEA DE AMBOS OS OLHOS
COLETA DE MATERIAL DE AMBOS OS OLHOS POR CERATITE OU HERPES OCULAR

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Não definido

Principais indicações

- Este exame está indicado nas seguintes situações clínicas: -- diagnóstico diferencial de ceratite ou úlcera de córnea; -- pesquisa de Acanthamoeba; -- pesquisa de herpes vírus.

Orientações necessárias

- O exame consiste em uma coleta de material da córnea, feita com o auxílio de lâmpada de fenda, que proporciona uma ótima visualização da estrutura e maior segurança do procedimento. - A coleta é realizada com um instrumento estéril, similar a uma espátula, nas margens e no centro do processo de ceratite. - Antes de iniciar o procedimento, o oftalmologista avalia se há áreas de afinamento, com risco de perfuração da córnea. Trata-se de um procedimento rotineiro, pois o quadro infeccioso pode ter sofrido alteração desde a última consulta no oftalmologista. Se houver risco de perfuração da córnea, o médico não colhe o material e entra em contato com o solicitante para verificar a necessidade de realizar um exame complementar para documentar a alteração corneana. - Nas 12 horas que antecedem a coleta, é preciso suspender o uso da medicação tópica, como colírios e pomadas oftálmicas, desde que haja autorização do médico solicitante. Depois do procedimento, os medicamentos podem voltar a ser utilizados. - Convém esclarecer que é possível realizar o exame sem a suspensão dos fármacos, mas isso pode comprometer a sensibilidade do resultado. - O cliente deve estar necessariamente acompanhado de um adulto no dia da coleta. No caso de menores de 18 anos, o acompanhante precisa ser um responsável legal (pai, mãe ou tutor). - O exame pode demandar a restrição de movimentos em crianças não-verbais ou não-colaborativas. - Para a realização do procedimento, o cliente é submetido a uma desinfecção das pálpebras e recebe a instilação de colírio anestésico nos olhos. - Após a coleta, existe a possibilidade de o cliente sentir desconforto local, razão pela qual pode ser indicado o uso de lente de contato terapêutica. - Em caso de uso de lentes de contato, estas devem ser retiradas antes do procedimento e não poderão ser utilizadas até 24 horas após o procedimento.

Método

- Coleta de material da córnea com instrumento estéril semelhante a uma espátula.

Interpretação e comentários

- A coleta de material da córnea ou de lesões localizadas nessa estrutura ocular serve para a pesquisa de patógenos envolvidos no processo de ceratite.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822