Outros nomes: Oncotype Dx. mama in situ, Teste de 21 genes, mama in situ, Teste de expressão gênica, mama in situ, Teste de expressão genética, mama in situ, Teste de expressão de 21 genes. mama in situ, Oncotype Cais
I - Informações sobre o exame:
Este exame é realizado em material (biópsia e/ou cirurgia) em bloco de parafina e lâminas de tumor de mama. Este exame está indicado para pacientes com diagnóstico de tumor de mama in situ.
II - Critérios de realização:
- Para a realização deste exame é necessária solicitação médica.
No momento da entrega do material o cliente deverá apresentar na unidade:
- Cópia do laudo original da análise do material (teste anátomo patológico e imuno histoquímica).
- Dados necessários do Médico Solicitante: Nome completo, CRM, e-mail SOMENTE do médico solicitante (NÃO SERÃO ACEITOS: e-mails de secretárias ou da clínica/consultório onde o médico atua), telefone de contato e endereço completo com CEP.
- Informar se o material foi obtido por Cirurgia ou Biópsia e a data do procedimento.
ATENÇÃO: Não será possível a realização do exame se a cópia do laudo original da análise do material e os dados do Médico Solicitante não forem fornecidos no momento da entrega do material na unidade.O e-mail do médico solicitante é de vital importância para a comunicação entre os médicos assessores com o médico solicitante. Por se tratarem de informações sigilosas o contato só poderá ser feito diretamente entre médicos. (O não preenchimento do e-mail do médico solicitante no Questionário poderá implicar no atraso da liberação do resultado) NÃO SERÃO ACEITOS: e-mails de secretárias ou da clínica/consultório onde o médico atua.
- Poderão ser aceitos os seguintes materiais:
- Fragmentos de tecido EMBEBIDO EM PARAFINA (BLOCOS DE PARAFINA), PREVIAMENTE fixados em formalina 10%, preferencialmente tamponada (enviar em temperatura ambiente). Não serão aceitos materiais com mais de 5 anos após a realização da biópsia/cirurgia.
ATENÇÃO:
- O material em bloco de parafina deve ser fixado previamente em formalina o mais rápido possível após a biópsia ou cirurgia.
- É importante salientar que o material enviado sempre será analisado por um médico patologista antes da análise do exame. Dessa forma, se o material enviado for insuficiente ou inadequado para o teste, o mesmo não poderá ser realizado.
O material poderá ser entregue em qualquer unidade Fleury ou via atendimento Móvel.
IMPORTANTE:
- As amostras (blocos) serão avaliadas pelo patologista e a amostra mais representativa será selecionada para realização do exame.
III - Resultado
- O resultado completo estará disponível ao cliente pela internet e será encaminhado ao e-mail do médico solicitante.
Para saber sobre estes exames e como realizar, acesse:
https://www.fleurygenomica.com.br/
- Enviar o material (blocos de parafina) à Seção de Anatomia Patológica junto com cópia do laudo original (anátomo patológico e imuno histoquímica) em temperatura ambiente.
- Teste genômico (RT-PCR) que analisa a expressão de 12 genes.
- O resultado será acompanhado de um relatório interpretativo.