Osmolalidade, soro

Outros nomes:

CETOACIDOSE DIABETICA, OSMOLALIDADE DO SORO

DIABETES, OSMOLALIDADE DO SORO

OSMOLALIDADE DO SORO

OSMOLARIDADE DO SORO

OSMOLARIDADE PLASMATICA

OSMOLALIDADE NO SORO

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 1 dia útil (incluindo sábados) às 18h*

* Este prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, ligue para a nossa Central de Atendimento para confirmar o prazo na unidade de preferência.

Processamento e adequação da amostra

- Aguardar 30 minutos; - Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18 ºC; - Não aliquotar; - Enviar à seção, em temperatura ambiente; - Soro (volume ideal: 1,0 mL; volume mínimo: 0,5 mL). Estabilidade da amostra Temperatura ambiente: 6 horas; Refrigerada (2-8 °C): 7 dias; Congelada (-20 °C): 2 meses.

Método

- Osmolalidade medida em osmômetro através da propriedade de abaixamento crioscópico.

Valor de referência

- Ate 30 dias: acima de 266 mOsm/Kg - 1 mês a 59 anos: 275 a 295 mOsm/Kg - Acima de 60 anos: 280 a 301 mOsm/Kg

Interpretação e comentários

- O exame é útil na avaliação de vários aspectos do metabolismo hidrossalino, de estados hiperosmolares e de casos de intoxicação exógena por etanol, metanol e polietilenoglicol. Valores elevados são encontrados nas desidratações hipertônicas, no coma diabético e na uremia. Valores baixos, por sua vez, são evidenciados nas desidratações hipotônicas, na intoxicação hídrica e na síndrome de secreção inapropriada de hormônio antidiurético. A osmolalidade medida é usualmente maior que a osmolalidade calculada (até 10 mOsm). Em caso de haver diferenças acima de 15 mOsm, deve-se pensar em intoxicação exógena, choque ou trauma. Já a osmolalidade sérica elevada, com sódio normal, sugere hiperglicemia, uremia ou alcoolismo.

Orientações necessárias

- Este exame não necessita de preparo.

Dias de Medicamento

IMPORTANTE: Anotar medicamento(s) do (s)último(s): 7 dias(s).

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822