Oxcarbazepina, soro

Outros nomes:
10,11-DIIDRO-10-HIDROXICARBAMAZEPINA, PESQUISA E DOSAGEM NO SANGUE
10-HIDROXICARBAMAZEPINA, PESQUISA E DOSAGEM NO SANGUE
OXCARBAZEPINA, PESQUISA E DOSAGEM NO SANGUE
TRILEPTAL®, PESQUISA E DOSAGEM NO SANGUE
AURAN®
LEPTARD®
TRILEPTAL®

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 4 dias úteis (incluindo sábados) às 18h

Orientações necessárias

- O cliente deve estar com a dosagem estável da medicação há pelo menos dois dias, mantendo o horário regular de tomada do medicamento. - Caso o medicamento seja usado apenas uma vez ao dia, a coleta deve ser feita de 12 a 24 horas após a tomada. - Caso o medicamento seja usado duas ou mais vezes ao dia, a coleta deve ser feita dentro do período de uma hora antes da hora habitual. - Em caso de suspeita de intoxicação, pode ser colhida a qualquer momento (anotar o horário da tomada) e sem jejum. - A solicitação deve conter data e horário da coleta e da última vez que foi tomada a medicação.

Processamento e adequação da amostra

- Centrifugar a 2200 g por 10 minutos, a 18 °C - Aliquotar 2,0 mL de soro em tubo seco. - Enviar à seção congelada. -Volume mínimo: 0,5 mL Estabilidade da amostra Temperatura ambiente: não aceitável; Refrigerada (2-8 ºC): 12 horas; Congelada (-20 °C): 1 mês.

Método

- Dosagem do metabólito ativo da oxcarbazepina, 10,11 dihidro 10 hidroxicarbazepina, por cromatrografia líquida de alta eficiência (HPLC).

Valor de referência

- Intervalo terapêutico: 15 - 35 µg/mL.

Interpretação e comentários

- Esta dosagem é útil no acompanhamento de indivíduos que tomam oxcarbazepina, um composto semelhante à carbamazepina que tem sido utilizado no tratamento de epilepsia, neuralgia do trigêmeo, doenças psicoafetivas e espasticidade. Sua eficácia e seu espectro terapêutico equivalem aos da carbamazepina, mas vários estudos vêm demonstrando menor incidência de efeitos adversos. O fármaco não promove indução enzimática, podendo ser administrado em conjunto com medicamentos como anticoagulantes, outras drogas antiepilépticas e contraceptivos orais, embora o uso concomitante de contraceptivos orais e oxcarbazepina pode resultar em uma menor eficiência contraceptiva. O uso concomitante de fenobarbital interfere na exatidão da dosagem, bem como o uso de carbamazepina, fenitoína e fenobarbital diminuem os níveis séricos de oxcarbazepina. - A oxcarbazepina é completamente absorvida após administração oral e rapidamente metabolizada pelo fígado em 10,11-diidro-10-hidroxicarbazepina e em 10,11-diidro-10,11-transdiidroxicarbazepina, que são excretados pelo rim. Este exame mede o metabólito 10,11-diidro-10- hidroxicarbazepina, que é farmacologicamente ativo e o responsável pelos efeitos terapêuticos da oxcarbazepina, tendo meia-vida de 10 a 12 horas, sendo que o pico é atingido entre quatro horas e meia e seis horas dependendo da formulação (comprimido ou líquido). O estado de equilíbrio é atingido após dois a três dias de uso do medicamento. Os valores de referência do exame são baseados na coleta imediatamente anterior à próxima dose. Sintomas de intoxicação podem ser: sonolência, tontura, náusea, vômito, hipercinesia, hiponatremia, ataxia e nistagmo.

Dias de Medicamento

IMPORTANTE: Anotar medicamento(s) do (s)último(s): 7 dias(s).

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822