Manual de exames

Oxcarbazepina, soro

Outros nomes: Auran, Leptard, Trileptal, Pesquisa e dosagem no sangue 10, 11 diidro 10 hidroxicarbamazepina, Pesquisa e dosagem no sangue 10 hidroxicarbamazepina, Pesquisa e dosagem no sangue oxcarbazepina, Pesquisa e dosagem no sangue Trileptal

Este exame não precisa ser agendado

Orientações necessárias

- O cliente deve estar com a dosagem estável da medicação há pelo menos dois dias, mantendo o horário regular de tomada do medicamento.
- Caso o medicamento seja usado apenas uma vez ao dia, a coleta deve ser feita de 12 a 24 horas após a tomada.
- Caso o medicamento seja usado duas ou mais vezes ao dia, a coleta deve ser feita dentro do período de uma hora antes da hora habitual.
- Em caso de suspeita de intoxicação, pode ser colhida a qualquer momento (anotar o horário da tomada) e sem jejum.
- A solicitação deve conter data e horário da coleta e da última vez que foi tomada a medicação.

Processamento e adequação da amostra

- Centrifugar a 2200 g por 10 minutos, a 18 °C
- Aliquotar 2,0 mL de soro em tubo seco.
- Enviar à seção congelada.
-Volume mínimo: 0,5 mL

Estabilidade da amostra
Temperatura ambiente: não aceitável;
Refrigerada (2-8 ºC): 12 horas;
Congelada (-20 °C): 1 mês.

Método

- Dosagem do metabólito ativo da oxcarbazepina, 10,11 dihidro 10 hidroxicarbazepina, por cromatrografia líquida de alta eficiência (HPLC).

Valor de referência

- Intervalo terapêutico: 15 - 35 µg/mL.

Interpretação e comentários

- Esta dosagem é útil no acompanhamento de indivíduos que tomam oxcarbazepina, um composto semelhante à carbamazepina que tem sido utilizado no tratamento de epilepsia, neuralgia do trigêmeo, doenças psicoafetivas e espasticidade. Sua eficácia e seu espectro terapêutico equivalem aos da carbamazepina, mas vários estudos vêm demonstrando menor incidência de efeitos adversos. O fármaco não promove indução enzimática, podendo ser administrado em conjunto com medicamentos como anticoagulantes, outras drogas antiepilépticas e contraceptivos orais, embora o uso concomitante de contraceptivos orais e oxcarbazepina pode resultar em uma menor eficiência contraceptiva. O uso concomitante de fenobarbital interfere na exatidão da dosagem, bem como o uso de carbamazepina, fenitoína e fenobarbital diminuem os níveis séricos de oxcarbazepina.
- A oxcarbazepina é completamente absorvida após administração oral e rapidamente metabolizada pelo fígado em 10,11-diidro-10-hidroxicarbazepina e em 10,11-diidro-10,11-transdiidroxicarbazepina, que são excretados pelo rim. Este exame mede o metabólito 10,11-diidro-10- hidroxicarbazepina, que é farmacologicamente ativo e o responsável pelos efeitos terapêuticos da oxcarbazepina, tendo meia-vida de 10 a 12 horas, sendo que o pico é atingido entre quatro horas e meia e seis horas dependendo da formulação (comprimido ou líquido). O estado de equilíbrio é atingido após dois a três dias de uso do medicamento. Os valores de referência do exame são baseados na coleta imediatamente anterior à próxima dose. Sintomas de intoxicação podem ser: sonolência, tontura, náusea, vômito, hipercinesia, hiponatremia, ataxia e nistagmo.

Convênio e cobertura

Consulte nossa página de Convênios para mais informações

Particular e valores

Não tem convênio? Fale com a gente e consulte as condições especiais de pagamento particular.

Faça em casa

Agora, você pode fazer exames de sangue, urina e fezes em casa, no trabalho ou onde preferir. Consulte as regiões de cobertura