Painel Glioblastoma Metilação do Promotor do gene, MGMT, bloco de parafina

Outros nomes:

METILAÇÃO DE MGMT

METILAÇÃO DO SÍTIO PROMOTOR DO MGM

MUTAÇÕES IDH1 E IDH2

SEQUENCIAMENTO IDH1, IDH2

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 20 dias corridos às 18h*

* Este prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, ligue para a nossa Central de Atendimento para confirmar o prazo na unidade de preferência.

Orientações necessárias

Não é necessário preparo para este exame.

Processamento e adequação da amostra

- Encaminhar à seção de Anatomia Patológica o material enviado ou o bloco de parafina juntamente com a solicitação médica e a cópia do laudo original (quando o material não tiver sido analisado no Fleury) em temperatura ambiente.

Método

Sequenciamento de mutações acionáveis nos genes IDH1 e IDH2: O teste é realizado por sequenciamento massivo paralelo de próxima geração (NGS) e permite detectar alterações pontuais de base única ou pequenas deleções e inserções. Para este teste as sequências obtidas são comparadas com a sequência de referência IDH1 NM 001282386 e IDH2 NM002168. O teste é realizado a partir do DNA genômico extraído da amostra do tumor do paciente. O DNA é utilizado em uma reação de amplificação (PCR multiplex) de amplicons de interesse. O produto desta amplificação é sequenciado na plataforma lon Torrent e os dados são analisados pelo programa Torrent Suite Software e CLC Genomics Workbench. São relatadas variantes com frequência de 2 %. A sensibilidade em detectar mutação depende da quantidade de células tumorais no tecido analisado e da cobertura de sequenciamento. Sequenciamento de quatro sítios CpGs no promotor do gene MGMT: Este teste permite detectar alterações no padrão de metilação no promotor do gene MGMT. O teste é realizado a parti do DNA genômico extraído da amostra do tumor do paciente. O DNA é convertido em dissolvido com bissulfito utilizando o kit Epi Tect Bisulfite( Qiagen), e posteriormente utilizado uma reação de amplificação (PCR) do amplicon de interesse. O produto desta amplificação engloba quatro sítios CpGs da região promotora do gene MGMT. O produto é sequenciado utilizando a técnica de Pirosequanciamento realizado no equipamento PyroMarkQ24®(Qiagen) e os dados são analisados pelo programa PyroMark Q24 Software.

Valor de referência

Valor de referência para esse caso não se aplica.

Interpretação e comentários

Interpretação do teste de metilação do promotor de gene MGMT O teste pode ser classificado em duas categorias: - "Ausência de metilação " - quando a média dos valores de metilação dos 4 CpGs analisados está abaixo de 5% - "Presença de metilação " - quando a média dos valores de metilação dos CpGs analisados está a partir de 5%. Essa categoria é subdividida em três níveis - baixo (5 a 10%), intermediaria (11 a 24%) e alto (acima de 25%)

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.