Outros nomes: FilmArray pneumonias, PCR para pneumonias
4 - Processamento e adequação da amostra
- A amostra deve ser recebida e mantida sob refrigeração.
- Este exame é realizado no setor de Microbiologia do HSL.
- Se houver a solicitação de outros exames de MIC, BMO ou AP na mesma amostra, enviar o material primeiramente ao setor MIC devidamente identificado com as etiquetas código de barras (tanto da MIC, BMO, AP) correspondentes aos exames solicitados, utilizando protocolo específico para envio de amostras nestas condições.
4.1 - Unidades Hospitalares
- Encaminhar uma alíquota de 0,2 ml, idealmente 0,5 ml, sob refrigeração (2-8 ºC) para a Seção de Microbiologia do HSL.
4.2 - Unidades fora do estado de São Paulo
- Encaminhar, sob refrigeração, um mínimo de 0,2 ml e idealmente 0,5 ml de amostra ao setor de Microbiologia do HSL.
NÃO congelar.
4.3 - Unidades Fleury do Estado de São Paulo
- Encaminhar o material em saco plástico tipo ZIP, sob refrigeração (2-8 ºC).
- Se o PNEUMOL for o único exame, encaminhar todo o material para MIC HSL.
- Se houver outros exames na mesma amostra, encaminhar para MIC Jabaquara, que fará a separação da alíquota de 0,2 ml e idealmente 0,5 ml para encaminhamento à MIC HSL.
Estabilidade da amostra:
Temperatura ambiente:30 minutos
Refrigerado (2-8 ºC): 24 horas;
Congelado (-20 °C): não aceitável.
PCR multiplex em tempo real automatizada (FilmArray)
Não detectado
Este exame deve ser utilizado para o diagnóstico etiológico de pneumonias graves e na escolha do tratamento antimicrobiano empírico.
Permite a detecção dos principais agentes das pneumonias grave, tanto comunitárias quanto nosocomialis, mas NÃO detecta o coronavírus da COVID19 (SARS-CoV-2).
Os achados deste teste devem ser sempre confirmados por cultura quantitativa e antibiograma.
A ausência de detecção de genes de resistência não consiste em evidência definitiva de sensibilidade antimicrobiana, pois a resistência bacteriana aos antimicrobianos pode ocorrer por outros múltiplos mecanismos.
Este teste detecta os seguintes agentes bacterianos quando em quantificação aproximada mínima de 10E4 UFC/ml: Acinetobacter calcoaceticus-baumannii complexo, Enterobacter cloacae complexo, Escherichia coli, Haemophilus influenzae, Klebsiella aerogenes, Klebsiella oxytoca, Klebsiella pneumoniae grupo, Moraxella catarrhalis, Proteus spp., Pseudomonas aeruginosa, Serratia marcescens, Staphylococcus aureus, Streptococcus agalactiae, Streptococcus pneumoniae e Streptococcus pyogenes. Para esses agentes, exceto Klebsiella aerogenes, a sensibilidade média do teste é de 90,9% a 100% e a especificidade de 88,9% a 99,5% segundo o fabricante. Para Klebsiella aerogenes a sensibilidade e a especificidade são, respectivamente, 75,0% a 85,7% e 98,9% a 99,2%.
Este teste detecta os seguintes genes de resistência, mas NÃO permite estabelecer correlação definitiva entre a(s) bactéria(s) e o(s) gene(s) detectado(s), pois espécies bacterianas não detectadas neste ensaio podem estar presentes, albergando o(s) gene(s) de resistência detectados: blaCTX-M (resistência às cefalosporinas), blaIMP (resistência aos carbapenêmicos, cefalosporinas e piperacilina), blaKPC (resistência aos carbapenêmicos, cefalosporinas e piperacilina), blaNDM (resistência aos carbapenêmicos, cefalosporinas, piperacilina e ceftazidima-avibactam), blaOXA-48-like (resistência ao ertapenem e piperacilina) e blaVIM (resistência aos carbapenêmicos, cefalosporinas e piperacilina). Para esses genes, as concordâncias positiva e negativa variam de 92,6% a 100%, segundo o fabricante. Para estes genes, as concordâncias positiva e negativa variam de 87,5% a 95,9%, segundo o fabricante.
Para os genes mecA ou mecC (resistência aos betalactâmicos, exceto ceftarolina em Staphylococcus) é possível estabelecer a correlação entre a presença do gene nas espécies do complexo Staphylococcus aureus, pois a inserção do cassete mec ocorre ao lado da orfX e esta peculiaridade é detectada pelo teste.
O teste detecta, mas não quantifica os seguintes agentes bacterianos de pneumonias atípicas:
Chlamydia pneumoniae, Legionella pneumophila e Mycoplasma pneumoniae. Para estes agentes, a sensibilidade é de 87,5% a 100% e a especificidade 100%, segundo o fabricante.
O teste detecta os seguintes agentes virais, mas NÃO detecta o coronavírus da COVID19 (SARS-CoV-2):
Adenovírus, Coronavírus (229E, OC43, HKU1, NL63), Metapneumovírus, Rinovirus/Enterovírus, Influenza A, Influenza B, Parainfluenza e Sincicial Respiratório. A sensibilidade do teste para estes agentes varia de 76,5% (Adenovirus) a 100% e a especificidade de 98,2% a 99,8%, segundo o fabricante.
"Este exame deve ser utilizado para o diagnóstico etiológico de pneumonias graves e na escolha do tratamento antimicrobiano empírico.
O Fleury atualmente não está realizando broncoscopia, procedimento necessário para a coleta. O material pode ser coletado pelo médico assistente e trazido ao laboratório sob refrigeração.
Pode ser realizado em lavado broncoalveolar, mini lavado broncoalveolar, lavado brônquico, aspirado brônquico, aspirado traqueal, secreção traqueal ou escarro. As amostras são estáveis por 30 min em temperatura ambiente e por 24 horas sob refrigeração 2 a 8°C. As amostras devem ser acondicionadas em frasco descartável estéril.
Para Atendimento Móvel: A coleta não é realizada pela equipe do atendimento móvel, devendo ser realizada pelo profissional capacitado que estiver assistindo o paciente (médico, fisioterapeuta, enfermeiro). Enviaremos o frasco coletor (conjunto de sucção para coleta) e caixa de isopor com gelo reciclável. Após a coleta retiramos."