Parasitológico, fezes

Outros nomes:
EPF
FEZES, PESQ DE HELMINTOS E PROTOZOÁRIOS
HELMINTOS E PROTOZOÁRIOS NAS FEZES, PARASITOLÓGICO
PARASITAS NAS FEZES
PARASITOLÓGICO
PARASITOSCOPIA C/ENRIQUECIMENTO NAS FEZES
PROTOPARASITOLÓGICO
PROTOPARASITOLÓGICO C/PESQUISA DE ESTRONGILÓIDES
PROTOZOÁRIOS E HELMINTOS NAS FEZES, PARASITOLÓGICO
COPROPARASITOLÓGICO
PARASITOLÓGICO POR BAERMANN OU RUGAI
PPF

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 2 dias úteis (sem contar o sábado) às 18h

Orientações necessárias

- O cliente deve retirar, no Fleury, os frascos adequados para a coleta do material e a folha de instruções. É obrigatório a apresentação do pedido médico na retirada dos frascos. - Caso o exame seja solicitado em mais de uma amostra, deve haver, preferencialmente, entre duas coletas consecutivas, um intervalo igual ou maior que 5 dias e menor que 30 dias..

Processamento e adequação da amostra

- Mínimo: 20 g - Encaminhar à seção, em ambiente refrigerada, na parte de baixo da caixa com controle de temperatura. - Para as amostras excepcionalmente recebidas em frasco seco ou fralda, o material deve ser encaminhado refrigerado à distribuição em até 3 horas após a coleta, para a transferência de uma parte do material (1 porção/colher) para o frasco com conservador. - MATERIAL RECEBIDO EM FRALDA . Utilizando a colher descartável, 4 a 5 porções (colheres) para o frasco de tampa rosqueada sem conservante (frasco seco). . Utilizando a colher, transferir 1 porção para o frasco com conservante. Tampar verificando o encaixe adequado da tampa, para evitar vazamentos. . Se existir pomada visível junto com as fezes, separar e desprezar a porção que contém o produto.

Método

- Ritchie modificado, Baermann-Moraes e coloração tricromática de Wheatley.

Valor de referência

- Ausência de cistos de protozoários, ovos ou larvas de helmintos.

Interpretação e comentários

- Um único resultado negativo não afasta a possibilidade de parasitose, razão pela qual devem ser examinadas três ou mais amostras, colhidas em intervalos de 5 a 30 dias. - Quando houver história epidemiológica de consumo de carne bovina crua ou mal passada, convém solicitar também realização do método da tamisação, que é indicado para a pesquisa de proglótides de Taenia spp. - Caso a queixa principal seja prurido anal, o provável agente etiológico é o Enterobius vermiculares, o qual pode ser pesquisado por exame parasitológico colhido com fita gomada ou swab anal. - Os cristais de Charcot-Leyden são observados quando há infiltrado inflamatório, com predomínio de eosinófilos, e sua presença nas fezes pode estar associada a uma parasitose causada por E. histolytica, ancilostomídeos, A. lumbricoides, T. trichiura e, eventualmente, por G. lamblia ou, ainda, a processos alérgicos. - Os parasitas intestinais mais freqüentes são: - Parasitas patogênicos: -- Protozoários: -- Giardia lamblia; -- Entamoeba histolytica; -- Dientamoeba fragilis; -- Cryptosporidium sp.; -- Isospora sp.; -- Cyclospora sp.; -- Microsporidia; - Helmintos: -- Strongyloides stercoralis; -- Ascaris lumbricoides; -- Enterobius vermicularis; -- Ancilostomídeos -- Trichiuris trichiura; -- Diphyllobothrium latum; -- Taenia sp.; -- Hymenolepis sp.; -- Schistosoma mansoni; - Parasitas não patogênicos: -- Endolimax nana; -- Entamoeba coli; -- Entamoeba dispar; -- Entamoeba hartmanni; -- Entamoeba gingivalis; -- Iodamoeba butschlii; -- Trichomonas hominis; -- Chilomastix mesnili; -- Blastocystis hominis (usualmente não patogênico).

Hospitais

- Retirar o kit no laboratório. AMOSTRA: - Volume equivalente de 4 a 5 porções (colheres) no frasco sem conservante e equivalente a 1 porção (colher) no frasco com conservante. PROCEDIMENTO: - Fornecer 1 kit de protoparasitológico contendo: . folha de instruções para a coleta do exame . 1 par de luvas . 1 frasco descartável de 500 mL . 1 colher descartável . 1 frasco de tampa rosqueada sem conservante (frasco seco) . 1 frasco de tampa rosqueada com conservante . 1 saquinho plástico tipo Zip . 1 suporte de papelão . 1 sacola para a entrega do material Orientação sobre a coleta do material: - O cliente precisa evacuar diretamente no frasco plástico grande. - Preferencialmente, as fezes não devem ser contaminadas com urina para evitar a diluição da amostra. - O material não pode ser colhido do vaso sanitário. - O cliente deve transferir de 4 a 5 colheres de fezes para o frasco sem conservante e 1 colher para o frasco com conservante. - Os dois recipientes têm de ser bem tampados para evitar vazamentos. Para tanto, convém verificar o encaixe adequado da tampa. - Cada frasco precisa conter o nome do cliente, a data e o horário em sua etiqueta. - Após a coleta, o cliente tem de entregar os frascos ao Fleury em até duas horas, se a amostra estiver em temperatura ambiente, ou em 14 horas, se estiver refrigerada. O material não pode ser congelado. - O cliente não pode tomar leite de magnésia nem laxantes que contenham óleo mineral ou hidróxido de magnésio nas 48 horas que antecedem a coleta. - Após o uso de contraste radiológico por via oral, tais como bário, bismuto, magnésio e carbonato de cálcio, é necessário aguardar 72 horas para fazer o exame. - Amostras colhidas em fralda devem ser entregues em até duas horas ao laboratório do hospital. - Quando o médico solicitar mais de uma amostra, é preferível entregar os kits isoladamente, se houver essa possibilidade. Nota: Para amostras recebidas excepcionalmente em frasco seco ou em fralda, transferir o material para o frasco com conservante em até 3 horas após a coleta.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822