Patch foto para, dermatite de contato Corticoides

Orientações necessárias

- O cliente precisa apresentar RG ou certidão de nascimento. - Este exame é realizado somente com solicitação médica. - Não há necessidade B3de jejum - A realização do teste é feita após entrevista médica, na Unidade Itaim, local onde o teste está disponível. -Este exame consta de 3 fases: (1) primeiro dia aplicação (2) primeira leitura dois dias após aplicação (3) segunda leitura 4 dias após aplicação - ATENÇÃO! Após o exame: É OBRIGATÓRIO RETORNAR AO FLEURY PARA LEITURA E IRRADIAÇÃO UVA NA QUARTA -FEIRA E NA SEXTA-FEIRA PARA NOVA LEITURA, NO MESMO HORÁRIO DO AGENDAMENTO INICIAL. A CONFECÇÃO DO LAUDO FINAL SÓ SERÀ POSSÍVEL NESSAS CONDIÇÕES - Não realizado em gestantes. - Tatuagens: evitar aplicar no local de tatuagem, onde as cores podem confundir a leitura (não contraindica) - No caso de indivíduos com muitos pelos, estes devem ser retirados de 24 a 48 horas antes da realização do teste, com barbeador, para não irritar a pele. - O indivíduo deve tomar banho e lavar os cabelos antes do teste. - Não utilizar cremes hidratantes ou sabonetes com hidratantes no dia do teste. - Pode molhar o local do teste, mas não deve utilizar sabonete nessa região. - Vestuário: utilizar blusa escura no 1º e 2º dias do teste para evitar manchas por resíduo da caneta demográfica utilizada no teste. - Mulheres: utilizar sutiã largo. - Há restrições para a aplicação do teste: 1- Presença de lesão de pele 2- Corticoides tópicos não devem ser utilizados no local da aplicação do teste nas três semanas que o antecedem, pois, sua utilização pode levar a resultado falso-negativo 3- Evitar fazer o teste durante a utilização de corticoide sistêmico (dose imunossupressora: maior ou igual a 20 mg de prednisona, por dia, por mais de 14 dias), uso de imunossupressores como azatioprina, ciclosporina, e methotrexate. 4- Irradiação solar: nos indivíduos expostos ao sol, aguardar quatro semanas para a realização do Fotopatch Teste.

Valor de referência

O teste é considerado positivo quando a reação ocorre apenas no lado irradiado com UVA. - Negativo +? Duvidoso. Eritema leve mal definido sem edema + Reação fraca - eritema mais edema, infiltração e raras vesículas ++ Reação forte - eritema, infiltração, pápulas, vesículas isoladas +++ Reação muito forte - eritema, infiltração, pápulas, vesículas agrupadas com bolhas RI Reação irritante NT Não testado

Interpretação e comentários

Interpretação e comentários - O teste de contato (clássico) ou patch teste é usado para se detectar e definir possíveis agentes químicos exógenos que podem ser a causa de uma dermatite alérgica de contato. Tais agentes químicos podem causar dermatites por mecanismos imunológicos (hipersensibilidade) ou por mecanismos não imunológicos (tóxicos). O teste de contato é uma exposição experimental feita em condição especial, limitada ao local e temporalmente. Mediante este teste, podemos comprovar a sensibilização (alergia) da pele de um paciente a determinada substância. - Indicado nos casos de suspeita clínica de dermatite de contato, nos eczemas crônicos recorrentes ou nas dermatites com liquenificação. Na investigação inicial desses quadros, devemos usar uma bateria padrão ou rotina (standard). A bateria de contato padrão ideal seria aquela que conteria as substâncias as quais os pacientes ou a população estudada estaria sensibilizada. - Causas de resultados falso-positivos: Alta concentração da substância Substância contaminada Veículo irritante Excesso de alérgeno Influência do teste próximo Dermatite prévia no local do teste ou à distância Reação ao adesivo - Causas de resultados falso-negativos: Pouca penetração do alérgeno Leitura precoce Uso de corticoide tópico ou irradiação UVB no local do teste Uso de corticoide oral ou imunomodulador Composição - Extrato padronizado da bateria padrão (30 substâncias): antraquinona 2%; bálsamo de peru 25%; PPD-mix 0,4%; hidroquinona 1%; bicromato de potássio 0,5%; propilenoglicol 10%; butil-fenol para-terciário 1%; neomicina 20%; irgasan 1%; kathon CG 0,5%; cloreto de cobalto 1%; lanolina 30%; tiuram mix 1%; etilenodiamina 1%; perfume mix 7%; mercapto mix 2%; benzocaína 5%; quaternium 15 0,5%; quinolina mix 6%; nitrofurazona 1%; paraben mix 15%; resina epóxi 1%; thimerosal 0,05%; terebentina 10%; carba-mix 3%; prometazina 1%; sulfato de níquel 5%; colofônio 20%; parafenilenodiamina 1%; formaldeído 1%.

Principais indicações

Confirmar o diagnóstico de eczema de contato fotoalérgico e encontrar o alérgeno responsável; derrmatite facial provocada por fotossensibilização a cosméticos ou filtros solares;diferenciar reação fotossensibilizante da fototóxica.

Dieta

Não ter tido exposição solar nas quatro semanas que antecedem o fotopatch teste.

Doses e intervalos

Aplicação da bateria do patch teste solicitada, sempre numa segunda-feira, com retorno NA MESMA SEMANA, para leituras na quarta e na sexta.

Efeitos adversos

- Fenômeno de Koebner: testes positivos em pacientes com psoríase ou líquem plano, podem reproduzir a dermatose no local do teste epicutâneo. - Alteração de pigmentação a componentes da borracha. - Reações irritantes: na periferia do teste pelo aumento de concentração da substância no local. - Reações pustulosas: desencadeada por metais, observadas principalmente em pacientes atópicos. - Necrose, escaras e quelóide: raro, desde que as substâncias utilizadas, estejam em concentrações adequadas. - Síndrome da Pele Excitada (Angry Back Syndrome): presença de testes positivos durante a realização de testes epicutâneos e que não são reproduzidos quando da repetição dos mesmos. - Queimadura em peles muito sensíveis.

Composição

Betametasona-17-valerato, Budesonida, Clobetasol (propionato), Dexametasona (acetato), Hidrocortisona (acetato), Hidrocortisona 17-butirato, Triancinolona(Acetonida-1%)

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 10x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.