Patch foto para, dermatite de contato Regional

Orientações necessárias

- O cliente precisa apresentar RG ou certidão de nascimento. - Este exame é realizado somente com solicitação médica. - Não há necessidade B3de jejum - A realização do teste é feita após entrevista médica, na Unidade Itaim, local onde o teste está disponível. -Este exame consta de 3 fases: (1) primeiro dia aplicação (2) primeira leitura dois dias após aplicação (3) segunda leitura 4 dias após aplicação - ATENÇÃO! Após o exame: É OBRIGATÓRIO RETORNAR AO FLEURY PARA LEITURA E IRRADIAÇÃO UVA NA QUARTA -FEIRA E NA SEXTA-FEIRA PARA NOVA LEITURA, NO MESMO HORÁRIO DO AGENDAMENTO INICIAL. A CONFECÇÃO DO LAUDO FINAL SÓ SERÀ POSSÍVEL NESSAS CONDIÇÕES - Não realizado em gestantes. - Tatuagens: evitar aplicar no local de tatuagem, onde as cores podem confundir a leitura (não contraindica) - No caso de indivíduos com muitos pelos, estes devem ser retirados de 24 a 48 horas antes da realização do teste, com barbeador, para não irritar a pele. - O indivíduo deve tomar banho e lavar os cabelos antes do teste. - Não utilizar cremes hidratantes ou sabonetes com hidratantes no dia do teste. - Pode molhar o local do teste, mas não deve utilizar sabonete nessa região. - Vestuário: utilizar blusa escura no 1º e 2º dias do teste para evitar manchas por resíduo da caneta demográfica utilizada no teste. - Mulheres: utilizar sutiã largo. - Há restrições para a aplicação do teste: 1- Presença de lesão de pele 2- Corticoides tópicos não devem ser utilizados no local da aplicação do teste nas três semanas que o antecedem, pois, sua utilização pode levar a resultado falso-negativo 3- Evitar fazer o teste durante a utilização de corticoide sistêmico (dose imunossupressora: maior ou igual a 20 mg de prednisona, por dia, por mais de 14 dias), uso de imunossupressores como azatioprina, ciclosporina, e methotrexate. 4- Irradiação solar: nos indivíduos expostos ao sol, aguardar quatro semanas para a realização do Fotopatch Teste.

Valor de referência

O teste é considerado positivo quando a reação ocorre apenas no lado irradiado com UVA. - Negativo +? Duvidoso. Eritema leve mal definido sem edema + Reação fraca - eritema mais edema, infiltração e raras vesículas ++ Reação forte - eritema, infiltração, pápulas, vesículas isoladas +++ Reação muito forte - eritema, infiltração, pápulas, vesículas agrupadas com bolhas RI Reação irritante NT Não testado

Principais indicações

Confirmar o diagnóstico de eczema de contato fotoalérgico e encontrar o alérgeno responsável; derrmatite facial provocada por fotossensibilização a cosméticos ou filtros solares;diferenciar reação fotossensibilizante da fototóxica.

Dieta

Não ter tido exposição solar nas quatro semanas que antecedem o fotopatch teste.

Doses e intervalos

Aplicação da bateria do patch teste solicitada, sempre numa segunda-feira, com retorno NA MESMA SEMANA, para leituras na quarta e na sexta.

Efeitos adversos

- Fenômeno de Koebner: testes positivos em pacientes com psoríase ou líquem plano, podem reproduzir a dermatose no local do teste epicutâneo. - Alteração de pigmentação a componentes da borracha. - Reações irritantes: na periferia do teste pelo aumento de concentração da substância no local. - Reações pustulosas: desencadeada por metais, observadas principalmente em pacientes atópicos. - Necrose, escaras e quelóide: raro, desde que as substâncias utilizadas, estejam em concentrações adequadas. - Síndrome da Pele Excitada (Angry Back Syndrome): presença de testes positivos durante a realização de testes epicutâneos e que não são reproduzidos quando da repetição dos mesmos. - Queimadura em peles muito sensíveis.

Composição

Extrato padronizado da bateria regional (10 substâncias): blue disperse 124 0,5%; caina mix 10%; cloreto de paladio 2%; dialquil thioureia mix 1%; diazolidinil ureia 2%; fragrancia mix II 14%; galato de octila 0,35%; metildibromo glut 0,5%; metilisotiazolinona 0,02%; paraformaldeido 1%.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 10x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.