PCA3, urina

Outros nomes:
TESTE PCA3 NA URINA
SCORE, PCA3 URINÁRIO

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 20 dias corridos às 18h

Orientações necessárias

- O cliente deve estar sem urinar por, pelo menos, uma hora. - A amostra para realização do exame deve ser o primeiro jato urinário, coletado imediatamente após massagem prostática. - O cliente não pode ter feito uso de contraste radiológico nas 48 horas que antecedem a coleta de urina. - A coleta de urina não deve ser feita imediatamente após a prática de exercício físico vigoroso, mesmo do teste ergométrico, pois essa situação pode induzir proteinúria. - Não há necessidade de tomar qualquer tipo de líquido. - As coletas de material genital masculino são realizadas de segunda a sábado das 7 às 12 horas (verificar quais unidades realizam o exame). - No período da tarde, de segunda a sexta, somente na Unidade Paraíso (das 7hs às 21hs). - Aos domingos e feriados, das 7 às 12 horas, somente na Unidade Paraíso. - ATENÇÃO, as unidades São Bernardo do Campo, Granja Viana, Chácara Klabin, Oscar Americano, Shopping Anália Franco, Ponte Estaiada NÃO realizam coleta masculina.

Processamento e adequação da amostra

-Processar os passos seguintes imediatamente: - Homogeneizar a urina invertendo o tubo por 5 vezes e transferir com a pipeta, 2,5 mL de urina para o tubo especial (APTIMA Urine Specimen Transport Tube). - O tubo de transporte de urina deve ser preenchido até alcançar um nível situado entre as duas linhas pretas do tubo. - Tampar o tubo de transporte, verificar se não há vazamento. - Enviar ao LARI-LARN congelado, em gelo seco. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: não aceitável; Refrigerada (2-8 ºC): 4 dias; Congelada (-20 ºC): 30 dias.

Método

- Amplificação de ácido nucléico

Valor de referência

- Negativo ou positivo - Score: Inferior a 24

Interpretação e comentários

O PCA3 é um tipo de RNA mensageiro (mRNA) que é altamente expressado em algumas células tumorais no câncer de próstata. A expressão deste mRNA nestas células chega a ser mais de 60 vezes maior do que no tecido benigno adjacente ao tumor. Em contraste, a expressão do mRNA do gene que codifica o PSA é semelhante no tecido tumoral e no tecido benigno da próstata. Assim, para este teste utiliza-se também a determinação do PSA mRNA, que é necessário para confirmação de que existe mRNA prostático suficiente para a análise, além de servir para a normalização do sinal do PCA3 mRNA. A partir, então, da relação entre o PCA3 mRNA e o PSA mRNA obtém-se um score. Para a pesquisa do PCA3 coleta-se uma amostra de urina obtida após massagem prostática acondicionando-a em um meio específico necessário para lise das células e estabilização do RNA. Este exame é útil para definir eventual necessidade de biópsia e também de rebiópsia em homens com mais de 50 anos em que a biópsia de próstata anterior resultou negativa para neoplasia. Utilizando-se o nível de corte (cut-off) de 25, o score do PCA3 apresenta sensibilidade para a detecção de neoplasia de 77,5% e especificidade de de 57,1%. ****Importante: Este exame necessita de agendamento para que o frasco de coleta, específico para este exame, possa ser encaminhado com antecedência à unidade.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822