Manual de exames

PCA3, urina

Outros nomes: TESTE PCA3 NA URINA, SCORE, PCA3 URINÁRIO

Este exame não precisa ser agendado

Orientações necessárias

- O cliente deve estar sem urinar por, pelo menos, uma hora.
- A amostra para realização do exame deve ser o primeiro jato urinário, coletado imediatamente após massagem prostática.
- O cliente não pode ter feito uso de contraste radiológico nas 48 horas que antecedem a coleta de urina.
- A coleta de urina não deve ser feita imediatamente após a prática de exercício físico vigoroso, mesmo do teste ergométrico, pois essa situação pode induzir proteinúria.
- Não há necessidade de tomar qualquer tipo de líquido.
- As coletas de material genital masculino são realizadas de segunda a sábado das 7 às 12 horas (verificar quais unidades realizam o exame).
- No período da tarde, de segunda a sexta, somente na Unidade Paraíso (das 7hs às 21hs).
- Aos domingos e feriados, das 7 às 12 horas, somente na Unidade Paraíso.
- ATENÇÃO, as unidades São Bernardo do Campo, Granja Viana, Chácara Klabin, Oscar Americano, Shopping Anália Franco, Ponte Estaiada NÃO realizam coleta masculina.

Processamento e adequação da amostra

-Processar os passos seguintes imediatamente:
- Aliquotar a urina utilizando uma pipeta estéril para os 2 tubos do kit fornecido (para o tubo especial (APTIMA Urine Specimen Transport Tube)).
- Homogeneizar a urina invertendo os tubos por 5 vezes e congelar imediatamente.
- Os tubos de transporte de urina devem ser preenchidos até alcançar um nível situado entre as duas linhas pretas dos tubos.
- Tampar os tubos de transporte, verificar se não há vazamento.
- Enviar ao LARI-LARN congelado, em gelo seco.

Estabilidade da amostra:
Temperatura ambiente: não aceitável;
Refrigerada (2-8 ºC): 5 dias;
Congelada (-20 ºC): 90 dias.

Método

- Amplificação de ácido nucléico

Valor de referência

- Negativo ou positivo
- Score: Inferior a 24

Interpretação e comentários

O PCA3 é um tipo de RNA mensageiro (mRNA) que é altamente expressado em algumas células tumorais no câncer de próstata. A expressão deste mRNA nestas células chega a ser mais de 60 vezes maior do que no tecido benigno adjacente ao tumor. Em contraste, a expressão do mRNA do gene que codifica o PSA é semelhante no tecido tumoral e no tecido benigno da próstata. Assim, para este teste utiliza-se também a determinação do PSA mRNA, que é necessário para confirmação de que existe mRNA prostático suficiente para a análise, além de servir para a normalização do sinal do PCA3 mRNA. A partir, então, da relação entre o PCA3 mRNA e o PSA mRNA obtém-se um score. Para a pesquisa do PCA3 coleta-se uma amostra de urina obtida após massagem prostática acondicionando-a em um meio específico necessário para lise das células e estabilização do RNA. Este exame é útil para definir eventual necessidade de biópsia e também de rebiópsia em homens com mais de 50 anos em que a biópsia de próstata anterior resultou negativa para neoplasia. Utilizando-se o nível de corte (cut-off) de 25, o score do PCA3 apresenta sensibilidade para a detecção de neoplasia de 77,5% e especificidade de de 57,1%. ****Importante: Este exame necessita de agendamento para que o frasco de coleta, específico para este exame, possa ser encaminhado com antecedência à unidade.

Convênio e cobertura

Consulte nossa página de Convênios para mais informações

Particular e valores

Não tem convênio? Fale com a gente e consulte as condições especiais de pagamento particular.

Faça em casa

Agora, você pode fazer exames de sangue, urina e fezes em casa, no trabalho ou onde preferir. Consulte as regiões de cobertura