Manual de exames

PCI e TG, após estímulo TSH recombinante (fornec. cliente)

Outros nomes: PCI após TSH recombinante+tiroglobulina fornecido pelo cliente, Pesquisa de corpo inteiro com TSH recombinante fornecido pelo cliente, TG+PCI PÓS ESTÍMULO DE TSH RECOMBINANTE (FORNECIDO PELO CLIENTE), TG+PCI após estímulo de TSH recombinante fornecido pelo cliente, Pesquisa de Corpo Inteiro com Thyrogen, PESQUISA DE CORPO INTEIRO E DOSAGEM DE TG APÓS ESTÍMULO COM TSH RECOMBINANTE, PESQUISA DE CORPO INTEIRO COM IODO-131 E THYROGEN, PCI COM IODO-131 E THYROGEN

Este exame precisa ser agendado

Orientações necessárias

I - Informações sobre o exame
- Este exame é realizado em oito dias consecutivos, conforme especificado abaixo:
-- 1º dia: coleta de sangue para a dosagem de hormônios e de anticorpos antitiroglobulina (TSH, TG e AAT), e administração de 0,9 mg de TSH recombinante (Thyrogen®) por via intramuscular (permanência: cerca de 1 hora)
-- o 2º dia: administração de 0,9 mg de TSH recombinante (Thyrogen®) por via intramuscular (permanência: cerca de 30 minutos)
-- o 3° dia (necessário JEJUM de 4 horas): coleta de sangue para a dosagem de hormônio tiroestimulante (TSH) e administração do radioindicador por via oral (permanência: cerca de 30 minutos)
-- 4° dia: aquisição de imagens (permanência: cerca de 30 minutos)
-- 5° dia (necessário JEJUM de 4 horas): coleta de sangue para a dosagem de tiroglobulina (TG/AAT) e aquisição de imagens (permanência: cerca de 1 hora)
-- 6° e 7° dias: não há necessidade de comparecer ao Fleury
-- 8° dia: aquisição de imagens (permanência: cerca de 1 hora)

II - Critérios de realização
- Este exame é realizado somente com solicitação médica e exige que o cliente adquira, por conta própria, um kit com duas ampolas de Thyrogen®. Essas ampolas devem ser levadas ao Fleury no primeiro dia do teste ou, então, entregues pelo fornecedor diretamente no Setor de Medicina Nuclear do Fleury (Rua Cincinato Braga, 282). O kit pode ser comprado por meio do Serviço de Atendimento Thyrogen®, que atende os interessados pelo telefone 0800-771-2373.
- Uma vez que o procedimento utiliza radioindicador específico, eventuais problemas na entrega desse produto podem ocorrer, acarretando atraso no exame ou até mesmo implicando sua remarcação.
- Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal no dia do exame.
- Há restrição de peso para a realização do exame. Por isso, o cliente deve consultar a Central de Atendimento ao Cliente Fleury antes de comparecer à unidade de atendimento.
- O procedimento não é feito em gestantes nem em mulheres que estejam amamentando.
- É necessário informar os exames de Medicina Nuclear realizados nos últimos 30 dias para que a equipe do Fleury verifique a necessidade de haver algum intervalo de tempo antes da cintilografia.
- Devem ser apresentados resultados anteriores, se houver.
- O cliente precisa aguardar 30 dias para marcar a cintilografia caso tenha sido submetido a exames ou procedimentos com contraste iodado ou substâncias iodadas, como urografia excretora, tomografia computadorizada com contraste iodado, colposcopia, cateterismo cardíaco e angiografia de olhos com indocianina verde, entre outros. Esse prazo também se aplica a pessoas que usaram tintura para cabelo, cosméticos, bronzeadores e antissépticos com iodo em sua composição.
- Ao agendar o exame, é preciso informar os medicamentos usados nos últimos 30 dias para que a equipe do Fleury consulte os prazos de suspensão. Se o medicamento for estrangeiro ou for uma fórmula, basta fornecer os nomes dos componentes. Vale lembrar que a interrupção de qualquer medicamento tem de contar com ordem expressa do médico assistente.
- O uso de hormônios tiroidianos não deve ser suspenso antes do exame.


III - Preparo
- Nos sete dias anteriores ao exame, o cliente tem de adotar uma dieta pobre em iodo, devendo, para tanto, diminuir a ingestão de sal comum, sal marinho (não refinado) e sal light.
- NÃO consumir os seguintes alimentos:
-- leite industrializado e seus derivados (iogurte, sorvete e queijo)
-- pão industrializado
-- embutidos (presunto defumado, salame, etc.)
-- gema de ovo
-- leite de soja e molho preparado com soja (shoyu)
-- peixes de água salgada, camarão e frutos do mar em geral
-- algas marinhas
-- chocolate
-- alimentos e/ou medicamentos com corante vermelho
-- alimentos tipo fast food

- Por outro lado, o consumo dos alimentos abaixo é permitido nesse período:
-- peixes de água doce (truta, pintado, etc.)
-- leite em pó desnatado, manteiga e margarina sem sal
-- carnes frescas
-- ervas
-- óleo, azeite e vinagre
-- frutas frescas, sucos e frutas secas sem sal
-- alface, batata sem casca, beterraba, brócolis, cebola, cenoura, cogumelo fresco, couve, ervilhas, espinafre, nabo, pepino, tomate e vagem
-- pão caseiro, pão francês, bolacha integral e cream cracker, macarrão e massas sem ovos;
-- arroz, aveia, cevada, farinha, feijão, milho e trigo
-- açúcar, mel, geleia e balas (exceto balas vermelhas)
-- café passado no filtro e chás naturais

- Nos 1º e 3º dias: suspender 3 dias antes o uso de biotina e suplementos alimentares que contenham biotina.

Processamento e adequação da amostra

- Aguardar 30 minutos para retração do coágulo
- Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18 ºC
- Não aliquotar
- Enviar tubo para o setor em temperatura ambiente
- Volume mínimo: 0,5 mL (TSH) e 1,0 mL (TG)

Método

- TG :Eletroquimioluminométrico

- TSH: ensaio eletroquimioluminométrico de terceira geração;

- AAT: ensaio imunométrico quimioluminescente;

- PCI: método cintilográfico com radioisótopo.

Valor de referência

TG

- O resultado do teste é considerado positivo, ou seja, indica a presença de tecido tiroidiano residual ou de metástases, se o valor de TG estiver acima de 2,0 ng/mL após o estímulo com TSH recombinante.

TSH
- O valor do TSH deve estar acima de 30 mUI/L para a realização correta do teste.

PCI
- Captação da região cervical: inferior a 1%. - O resultado também fornece uma análise qualitativa das imagens pelo médico da Medicina Nuclear.






Interpretação e comentários

- O exame é realizado em portadores de neoplasia de tiroide, que foram submetidos à cirurgia de tiroidectomia total, com a finalidade de pesquisar restos de tecido normal ou neoplásico. - Na pesquisa de corpo inteiro regular, é necessário interromper a utilização do hormônio tiroidiano exógeno, a fim de aumentar o nível sérico de TSH e, dessa maneira, elevar a sensibilidade do método. Algumas pessoas, porém, não toleram a suspensão. Em tais casos, portanto, mantém-se a medicação e utiliza-se o TSH recombinante (Thyrogen®) com a mesma finalidade da interrupção do hormônio, ou seja, a elevação dos níveis de TSH. O medicamento é administrado por via intramuscular, na dose de 0,9 mg, por dois dias consecutivos. No terceiro dia do exame, o cliente recebe o iodo-131 por via oral. A partir de então, obtêm-se imagens da região cervical e de corpo inteiro nos dias subsequentes, na maioria dos casos até 120 horas após a aplicação do radioindicador. No quinto dia, colhe-se uma amostra de sangue para a medida de tiroglobulina sérica. - Para informações sobre a terapia com iodo-131, ver o verbete de dose terapêutica de iodo-131 para afecções tiroidianas.




Regiões estudadas

- O corpo todo.

Convênio e cobertura

Consulte nossa página de Convênios para mais informações

Particular e valores

Não tem convênio? Fale com a gente e consulte as condições especiais de pagamento particular.

Faça em casa

Agora, você pode fazer exames de sangue, urina e fezes em casa, no trabalho ou onde preferir. Consulte as regiões de cobertura