Peptídeo Natriurético Tipo B, plasma

Outros nomes:
PEPTÍDEO NATRIURÉTICO B
BRAIN NATRIURETIC PEPTIDE
FATOR NATRIURÉTICO TIPO B
FATOR NATRIURÉTICO B
PEPTÍDEO NATRIURÉTICO CEREBRAL
BNP - PEPTÍDEO NATRIURÉTICO CEREBRAL

Jejum

Para todas as idades jejum mínimo necessário de 3 horas

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 1 dia útil (incluindo sábados) às 18h

Processamento e adequação da amostra

Procedimento a ser realizado nas UNIDADES - Receber a amostra em embalagem REF e mantê-la nesta condição até a manipulação. - Exame realizado no Hospital Samaritano - O sangue deve ser centrifugado em até 4 horas após a coleta. - Centrifugar por 10 minutos a 2200 g a 18 ºC - Aliquotar 1mL de plasma em tubo Vacutainer plástico com capacidade de 4 mL - Enviar ao Pré-Técnico, separado dos demais materiais, refrigerado, identificado como HOSA, até no máximo 24 horas após a coleta. Estabilidade da amostra Temperatura ambiente - 4 horas. Refrigerado de 2 a 8ºC - 24 horas. Congelado a -20ºC - 3 dias.

Método

Imunoensaio por fluorescência

Valor de referência

- Até 100 pg/mL - NOTA: Esse valor de referência é preliminar. É possível que, baseado nos resultados de estudos populacionais em andamento, sejam definidos diferentes valores de referência de acordo com as diferentes faixas etárias e de acordo com o sexo. Além disso, é também provável que, na prática clínica, sejam futuramente utilizados dois valores de corte: um alto (pela sua alta especificidade e valor preditivo positivo) e um baixo (pela sua alta sensibilidade e valor preditivo negativo).

Interpretação e comentários

- O peptídeo natriurético tipo B (BNP) é um hormônio com 32 aminoácidos, produzido principalmente nos ventrículos cardíacos, o que o torna um indicador mais sensível e específico de alterações ventriculares do que outros peptídeos natriuréticos, como o atrial (ANP). O BNP é continuamente liberado na circulação em resposta à expansão do volume ventricular e à sobrecarga de pressão nos ventrículos, sendo um excelente marcador hormonal da função ventricular diastólica e sistólica. Assim, a elevação de seus níveis sangüíneos tem relação direta com essas alterações ventriculares, explicando, portanto, sua utilidade no diagnóstico, no prognóstico e na avaliação da resposta ao tratamento da insuficiência cardíaca congestiva (ICC). - No diagnóstico da ICC, o BNP contribui até mesmo nos estágios assintomáticos ou oligossintomáticos dessa síndrome clínica tão prevalente, principalmente na população idosa. Da mesma maneira, possibilita também o diagnóstico diferencial com outras síndromes que apresentam sinais e sintomas semelhantes, como a doença pulmonar obstrutiva crônica. - Já na avaliação do prognóstico e da eficácia do tratamento, estudos têm demonstrado que o BNP pode se tornar um marcador essencial para o ajuste da terapia e o seguimento da resposta terapêutica em portadores de ICC, tanto quando internados para compensação como quando em acompanhamento ambulatorial para evitar a descompensação. - A dosagem do BNP emprega uma tecnologia de imunoensaio miniaturizada, quantitativa, rápida e precisa. Na prática, esse é o primeiro marcador bioquímico, dosado diretamente no sangue do indivíduo, que permite diferenciar portadores de ICC de não-portadores dessa insuficiência.

Orientações necessárias

- O cliente deve informar ao Fleury os medicamentos em uso nos últimos 15 dias.

Unidades

4.1 - Unidades - Exame realizado no Hospital Samaritano. - Receber a amostra em embalagem REF e mantê-la nesta condição até a manipulação. - O sangue deve ser centrifugado em até 4 horas após a coleta. - Centrifugar por 10 minutos a 2200g a 18 ºC. - Aliquotar 1mL de plasma em tubo Vacutainer plástico com capacidade de 4 mL. - Congelar imediatamente. - Enviar a amostra congelada ao Pré-Técnico, separada dos demais materiais, identificado como HOSA, até no máximo 24 horas após a coleta. - Volume mínimo de plasma EDTA: 0,5 mL.

Hospitais

4.2 - Hospitais - Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18 ºC - Não aliquotar e encaminhar para a análise. Estabilidade da amostra Temperatura ambiente - 4 horas. Refrigerado de 2 a 8ºC - 24 horas. Congelado a -20ºC - 3 dias.

Dias de Medicamento

IMPORTANTE: Anotar medicamento(s) do (s)último(s): 15 dias(s).

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822