Pesquisa de anticorpos classe IGG, paraTreponema Pallidum por Imunodot, sangue

Outros nomes:

WESTERN BLOT PARA SIFILIS

IMUNOBLOT PARA SÍFILIS

WESTERN BLOT PARA TREPONEMA

IMUNOBLOT PARA TREPONEMA

Agendamento

Precisa Agendar

Prazo de Entrega

Em até 7 dias corridos às 18horas*

* Este prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, ligue para a nossa Central de Atendimento para confirmar o prazo na unidade de preferência.

Orientações necessárias

Não é necessário preparo para este exame. Para realização do exame é necessário apresentar o RG ou qualquer outro documento com foto, como carteira de habilitação, carteira de entidade de classe ou, ainda, passaporte. Caso não seja apresentado documento, não será possível realizar este exame, pois o resultado tem caráter legal, razão pela qual é necessária a apresentação de um documento com foto identificável. MENORES DE 16 ANOS O menor deverá estar acompanhado de um adulto responsável, que assinará a ficha. Caso o menor não possua RG, o adulto responsável deverá apresentar o documento. MENORES DE 2 ANOS Para investigação de sífilis congênita em crianças com menos de 2 anos, é necessário coleta de amostra e realização do exame também da mãe da criança. Sem a análise comparativa dos resultados da criança e da mãe não é possível chegar a conclusões sobre o diagnóstico de sífilis congênita.

Processamento e adequação da amostra

Aguardar 30 minutos; Centrifugar a 2.200 g. por dez minutos, a 18 ºC; Enviar o material à seção em temperatura ambiente; O volume ideal para análise é de 1 mL de soro e o mínimo, 0,5 mL; Soros fortemente hemolisados interferem na reação e devem ser rejeitados. MENORES DE 2 ANOS É obrigatória a coleta de amostra e realização do mesmo exame também da mãe da criança. Para isso deverá ser aberta ficha com item SIFILISWBG também para a mãe. Enviar a amostra da mãe e da criança juntas à Seção. Estabilidade da amostra: Temperatura Ambiente: 2 dias Refrigerado: 7 dias Congelado: 2 meses

Método

Immunodot

Valor de referência

NÃO REAGENTE

Interpretação e comentários

Os testes sorológicos para sífilis detectam anticorpos não-treponêmicos e treponêmicos, que podem ser identificados pelo método Elisa ou pela quimioluminescência e igualmente pelo teste VDRL ou Rapid Plasma Reagin (RPR). Os exames feitos por Elisa ou quimioluminescência são do tipo treponêmico e indicam que o paciente entrou em contato com o T. pallidum no passado ou recentemente. Quando o teste não-treponêmico também é reagente, fica estabelecido o diagnóstico de doença ativa. Excepcionalmente, os treponêmicos podem ser isoladamente positivos e, em tais casos, é possível se tratar de doença em fase muito aguda. Por outro lado, se o teste não treponêmico é não reagente, é necessário a realização de outra técnica treponêmica diferente da primeira para confirmação diagnóstica. Se há discordância entre as duas técnicas treponêmicas realizadas, a amostra é considerada indeterminada para sífilis. A técnica de imunodot detecta anticorpos contra o Treponema pallidum (treponêmicos) especificamente contra as proteínas TpN47, TpN45/TmpA, TpN17 e TpN15, revelando um padrão de bandas em um fita teste. Esse perfil pode confirmar o diagnóstico de sífilis em pacientes que apresentem resultados indeterminados para sífilis no fluxograma habitual. Para este fim, este teste apresenta sensibilidade de 96% e especificidade de 98%. Na hipótese de sífilis congênita, para crianças até 2 anos de idade, o teste é útil quando realizado paralelamente em uma amostra da criança e em uma de sua mãe. Na presença da infecção congênita, o padrão de reconhecimento das proteínas TpN47, TpN45/TmpA, TpN17 e TpN15 do Treponema pallidum será diferente entre mãe e criança. Padrões idênticos sugerem transferência passiva de anticorpos da mãe para a criança, embora, isoladamente, não afaste o diagnóstico de sífilis congênita.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 10x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.