Outros nomes: Pesquisa de corpo inteiro com iodo-123 após estímulo com Thyrogen, PCI com iodo-123 após estímulo com TSH recombinante, PCI com iodo-123 após estímulo com Thyrogen, Cintilografia de corpo inteiro com Iodo após estimulo com Thyrogen
I - Informações sobre o exame
- Este exame é realizado em cinco dias consecutivos, conforme especificado abaixo:
-- 1º dia: coleta de sangue para a dosagem de hormônio tiroestimulante (TSH) e de anticorpos antitiroglobulina (TG/AAT), e administração de 0,9 mg de TSH recombinante (Thyrogen®) por via intramuscular (permanência: cerca de 60 minutos);
-- o 2º dia: administração de 0,9 mg de TSH recombinante (Thyrogen®) por via intramuscular (permanência: cerca de 30 minutos);
-- o 3° dia (necessário JEJUM de 4 horas mais 2 horas após a administração do radioindicador): coleta de sangue para a dosagem de hormônio tiroestimulante (TSH) e administração do radioindicador por via oral (permanência de 30 minutos), além de aquisição de imagens cerca de 6h após o radioindicador (permanência de 60 minutos - cliente poderá sair do Fleury entre a administração do radioindicador e a aquisição de imagens);
-- 4° dia: aquisição de imagens (permanência: cerca de 60 minutos);
-- 5° dia: coleta de sangue para a dosagem de tiroglobulina (TG/AAT); esta coleta poderá ser realizada na Unidade Fleury de preferência do cliente.
II - Critérios de realização
- Este exame é realizado somente com solicitação médica e exige que o cliente adquira, através do convênio ou por conta própria, um kit com duas ampolas de Thyrogen®. Essas ampolas devem ser levadas ao Fleury no primeiro dia do teste ou, então, entregues pelo fornecedor diretamente no Setor de Medicina Nuclear do Fleury (Rua Cincinato Braga, 282). As informações de como adquirir o medicamento podem ser obtidas por meio do Serviço de Atendimento Thyrogen® (0800-771-2373).
- Uma vez que o procedimento utiliza radioindicador específico, eventuais problemas na entrega desse produto podem ocorrer, acarretando atraso no exame ou até mesmo implicando sua remarcação.
- Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal no dia do exame.
- Há restrição de peso para a realização do exame. Por isso, o cliente precisa informar o peso à Central de Atendimento ao Cliente no momento do agendamento do exame.
- O procedimento não é feito em gestantes nem em mulheres que estejam amamentando.
- É necessário informar os exames de Medicina Nuclear realizados nos últimos 30 dias para que a equipe do Fleury verifique a necessidade de haver algum intervalo de tempo antes da cintilografia.
- O cliente precisa aguardar 30 dias para marcar a cintilografia caso tenha sido submetido a exames ou procedimentos com contraste iodado ou substâncias iodadas, como urografia excretora, tomografia computadorizada com contraste iodado, colposcopia, cateterismo cardíaco e angiografia de olhos com indocianina verde, entre outros. Esse prazo também se aplica a pessoas que usaram tintura para cabelo, cosméticos, bronzeadores e antissépticos com iodo em sua composição.
- Ao agendar o exame, é preciso informar os medicamentos usados nos últimos 30 dias para que a equipe do Fleury consulte os prazos de suspensão. Se o medicamento for estrangeiro ou for uma fórmula, basta fornecer os nomes dos componentes. Vale lembrar que a interrupção de qualquer medicamento tem de contar com ordem expressa do médico assistente.
- O uso de hormônios tiroidianos não deve ser suspenso para realização do exame.
- Devem ser apresentados resultados anteriores, se houver.
III - Preparo
- Nos sete dias anteriores ao exame, o cliente tem de adotar uma dieta pobre em iodo, devendo, para tanto, diminuir a ingestão de sal comum, sal marinho (não refinado) e sal light.
- NÃO consumir os seguintes alimentos:
-- leite industrializado e seus derivados (iogurte, sorvete e queijo)
-- pão industrializado
-- embutidos (presunto defumado, salame, etc.)
-- gema de ovo
-- leite de soja e molho preparado com soja (shoyu)
-- peixes de água salgada, camarão e frutos do mar em geral
-- algas marinhas
-- chocolate
-- alimentos e/ou medicamentos com corante vermelho
-- alimentos tipo fast food
- Por outro lado, o consumo dos alimentos abaixo é permitido nesse período:
-- peixes de água doce (truta, pintado, etc.)
-- leite em pó desnatado, manteiga e margarina sem sal
-- carnes frescas
-- ervas
-- óleo, azeite e vinagre
-- frutas frescas, sucos e frutas secas sem sal
-- alface, batata sem casca, beterraba, brócolis, cebola, cenoura, cogumelo fresco, couve, ervilhas, espinafre, nabo, pepino, tomate e vagem
-- pão caseiro, pão francês, bolacha integral e cream cracker, macarrão e massas sem ovos;
-- arroz, aveia, cevada, farinha, feijão, milho e trigo
-- açúcar, mel, geleia e balas (exceto balas vermelhas)
-- café passado no filtro e chás naturais
- Nos 1º e 3º dias: suspender 3 dias antes o uso de biotina e suplementos alimentares que contenham biotina.
- Consultar IG das siglas TSH e TG
- Exames de sangue: consultar IG das siglas TSH e TG
- Pesquisa de corpo inteiro com iodo-123: método cintilográfico com radioisótopo.
- Exames de sangue: consultar IG das siglas TSH e TG
- O exame é realizado em portadores de neoplasia de tiroide, que foram submetidos à cirurgia de tiroidectomia total, com a finalidade de pesquisar restos de tecido normal ou neoplásico. - Na pesquisa de corpo inteiro regular, é necessário interromper a utilização do hormônio tiroidiano exógeno, a fim de aumentar o nível sérico de TSH e, dessa maneira, elevar a sensibilidade do método. Algumas pessoas, porém, não toleram a suspensão. Em tais casos, mantém-se a medicação e utiliza-se o TSH recombinante (Thyrogen®) com a mesma finalidade da interrupção do hormônio, ou seja, a elevação dos níveis de TSH. O medicamento é administrado por via intramuscular, na dose de 0,9 mg, por dois dias consecutivos. No terceiro dia do exame, o cliente recebe o iodo-123 por via oral. A partir de então, obtêm-se imagens da região cervical e de corpo inteiro cerca de 6h e 24h após a aplicação do radioindicador. No quinto dia, colhe-se uma amostra de sangue para a medida de tiroglobulina sérica.
- Para informações sobre a terapia com iodo-131, consultar a dose terapêutica de iodo-131 para afecções tiroidianas.
Pesquisa de restos de tecido normal ou neoplásico em portadores de neoplasia de tiroide, que foram submetidos à tiroidectomia total e que não toleram a suspensão de hormônio.