Pesquisa genes, MCR1, MCR-2, MCR-3, MCR-4, MCR-5, Vários Materiais

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 2 dias úteis (sem contar o sábado) às 18h

Orientações necessárias

Este exame é utilizado para a pesquisa dos genes mcr-1, mcr-2, mcr-3, mcr-4 e mcr-5, responsáveis pela resistência às polimixinas, mediada por plasmídeos. Não há necessidade de preparo especial. AMOSTRAS - swab retal - cepa bacteriana

Processamento e adequação da amostra

SWAB RETAL - Receber swab em tubo sem meio de cultura - Enviar o material à seção de Métodos Moleculares sob refrigeração (2-8ºC) até 48 horas após a coleta, ou congelado até 72 horas após a coleta. Estabilidade da amostra Temperatura ambiente: não aceitável; Refrigerada (2-8 ºC): até 48 horas; Congelada (-20 ºC): até 72 horas CEPA BACTERIANA: Receber cultura bacteriana em placa com meio de cultura ou em swab com meio de transporte - Enviar ao setor de Microbiologia que fará a reativação da cultura e/ou preparo da suspensão para a BMO. Temperatura ambiente: 72 horas; Refrigerado (2-8 ºC): 21 dias.

Método

Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) em tempo real.

Valor de referência

Indetectável

Interpretação e comentários

O gene mcr-1 (mobile colistin resistance) foi detectado originalmente em plasmídeos de Escherichia coli na China, em amostras de origem animal e de origem humana. Subsequentemente foi detectado em diversos países no mundo, incluindo o Brasil, e diversas variantes foram descritas, incluindo mcr-2, mcr-3, mcr-4 e mcr-5.. A sua importância se deve ao fato de que até a sua descrição só eram conhecidos mecanismos de resistência às polimixinas codificados por genes de localização cromossômica, com baixo potencial de disseminação. Com a descrição dos genes localizados em plasmídeos, há grande potencial para disseminação entre Enterobacterales. A importância da PCR está no fato de que cepas sensíveis às polimixinas podem albergar os genes, sendo necessário confirmar a presença dos mesmos pois há vários mecanismos de resistência diferentes que podem resultar no mesmo fenótipo. O teste pode ser realizado em amostras de swab retal, ou em cepas bacterianas. O limite inferior de detecção em swabs retais é de 4 unidades formadoras de colônias/reação.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822