Outros nomes: PET CT COM FES, PET CT COM FES-18F, PET CT COM FLUORESTRADIOL-F18, PET CT PARA AVALIAÇÃO DA PRESENÇA DE RECEPTORES DE ESTRÓGENO NO CÂNCER DE MAMA
Caracterização e quantificação da presença de receptores de estrógeno nos tumores de mama.
Corpo inteiro
I - Informações sobre o exame
- O exame compreende a administração do radioindicador por via endovenosa e, após um intervalo de 60 a 100 minutos, as imagens são obtidas.
- Em algumas ocasiões, pode haver necessidade de administração endovenosa de meio de contraste iodado para a visualização das regiões em estudo pela tomografia computadorizada.
- A avaliação exige que o cliente fique imóvel no aparelho por cerca de 20-30 minutos.
II - Critérios de realização
- Este exame é realizado somente com solicitação médica.
- O cliente deve apresentar resultados de exames anteriores relacionados, principalmente exames de imagem (tomografia computadorizada e ressonância magnética) e de bióspias.
- Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal. Não há necessidade de acompanhante (exceto menores de 18 anos e clientes que necessitam de algum auxílio), entretanto, se o cliente estiver acompanhado, recomenda-se que não seja uma acompanhante gestante.
- O estudo por PET/CT é contraindicado para gestantes.
- Para mulheres que estejam amamentando, a indicação do exame tem de ser discutida entre o médico solicitante e o assessor médico do Fleury.
- No momento do agendamento, é necessário informar os medicamentos em uso para avaliação da equipe médica.
- Limite de peso para realização do exame: 227kg.
- O exame de PET/CT depende da entrega do radioindicador, que é produzido no mesmo dia do exame. Eventualmente, podem ocorrer atrasos no dia do procedimento em caso de problemas na entrega do radioindicador ou mesmo remarcação do exame por falha no transporte ou na produção do material.
ATENÇÃO:
- Em caso de impossibilidade de comparecer à unidade na data marcada, o cliente deverá entrar em contato com o Fleury para cancelar o agendamento, preferencialmente, com 48 horas de antecedência. O radioindicador empregado no procedimento é de uso exclusivo do cliente que realizará o exame e será encomendado SOMENTE se o cliente confirmar sua presença (o Fleury entrará em contato para confirmação de presença em até 1 dia útil antes do agendamento).
Tomografia por emissão de pósitrons com radioisótopo associada à tomografia computadorizada.
O exame de PET/CT (Positron Emission Tomography/Computed Tomography - Tomografia por emissão de pósitrons com fusão de imagens de tomografia) com fluorestradiol (18F), conhecido como PET/CT FES, tem como objetivo a caracterização e a quantificação da presença e atividade dos receptores de estrógeno nos tumores de mama. Por ser um exame de corpo inteiro, possibilita a detecção desses receptores tanto na lesão primária quanto nas metástases ósseas e de partes moles. Ele acrescenta informação à avaliação imunohistoquímica por não apresentar problemas de amostragem; dessa forma, é possível caracterizar eventuais heterogeneidades tumorais: um tumor diagnosticado como estrógeno positivo na biópsia da lesão primária pode não ter o mesmo fenótipo na metástase. O PET/CT FES permite predizer desfecho da terapia de bloqueio hormonal, visto que pacientes sem captação de 18FES nas metástases tendem a não apresentar resposta a este tipo de terapia. Além disso, é útil no estadiamento e reestadiamento de paciente com câncer de mama de padrão lobular: esse subtipo tumoral geralmente apresenta baixa captação de FDG-18F (fluordeoxiglicose marcada com flúor-18), podendo se beneficiar mais pela avaliação por PET/CT FES.