PET-CT, com Gálio-68

Outros nomes:
PET OU PET/CT COM GÁLIO-68
PET OU PET/CT COM GÁLIO DOTA
PET OU PET/CT COM DOTATATE
PET OU PET/CT COM DOTATATO
PET OU PET/CT PARA PESQUISA DE TUMORES NEUROENDÓCRINOS
PET OU PET/CT PARA PESQUISA DE TUMORES CARCINOIDES
PET OU PET/CT PARA RECEPTORES DE SOMATOSTATINA
PET OU PET CT COM ANALOGOS DA SOMATOSTATINA
PET SCAN COM GALIO 68

Jejum

Para todas as idades jejum mínimo necessário de 4 horas

Agendamento

Precisa Agendar

Prazo de Entrega

Em até 3 dias úteis (sem contar o sábado) às 18h

Orientações necessárias

I - Informações sobre o exame - O exame compreende a administração do radioindicador por via endovenosa e, após um intervalo de 60 a 90 minutos, as imagens são obtidas. - Em algumas ocasiões, pode haver necessidade de administração oral e/ou injeção endovenosa de meio de contraste iodado para a visualização das regiões em estudo pela tomografia computadorizada. De qualquer modo, o exame demanda um tempo total de permanência no Fleury de cerca de três horas. II - Critérios de realização - Este exame é realizado somente com solicitação médica. - Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal. - Não há necessidade de acompanhante (exceto menores de 18 anos e clientes que necessitam de algum auxílio), entretanto, se o cliente vier acompanhado, recomenda-se que não seja uma acompanhante gestante. - Limite de peso para realização do exame: 227kg. - O procedimento não é feito em gestantes nem em mulheres que estejam amamentando. - Devem ser apresentados resultados anteriores, se houver. - O exame de PET/CT depende da entrega do radioindicador - DOTATATO-GÁLIO-68, que é produzido no mesmo dia do exame. Eventualmente, podem ocorrer atrasos no dia do procedimento por problemas na entrega do radioindicador ou mesmo remarcação do exame por falha no transporte ou na produção do material. ATENÇÃO: - Em caso de impossibilidade de comparecer à unidade na data marcada, o cliente deve entrar em contato com o Fleury para cancelar o agendamento, preferencialmente, com 48 horas de antecedência. O radioindicador empregado no procedimento é de uso exclusivo do indivíduo que vai fazer o exame e será encomendado SOMENTE se o cliente confirmar sua presença (o Fleury entrará em contato para confirmação de presença em até 1 dia útil antes do agendamento). III - Preparo - O cliente precisa comparecer ao Fleury em jejum de, pelo menos, 4 horas (água pode ser ingerida). - Sugere-se que o cliente vista ou tenha consigo roupas confortáveis para se submeter ao estudo por PET/CT, já que o exame é realizado em decúbito horizontal (na posição deitada). IV - Interferentes - Ao agendar o exame, o cliente deve relatar as medicações utilizadas nos últimos 30 dias para que o atendente verifique os prazos de suspensão necessários. O Sandostatin LAR® precisa ser suspenso por 30 dias antes do exame e o medicamento Sandostatin (ação curta) deverá ser suspenso 72 horas antes. De toda forma, a interrupção de qualquer fármaco deve ter ordem expressa do médico assistente. - Se o cliente desejar, poderá levar os medicamentos de uso rotineiro à unidade de atendimento no dia do exame, uma vez que é possível tomá-los imediatamente após sua realização.

Principais indicações

- O PET/CT com DOTATATO-GÁLIO-68 é um exame que permite pesquisar tecidos que expressam receptores de somatostatina. Pode ser utilizado para o diagnóstico diferencial de lesões ou para o estadiamento sistêmico. Entre os tumores que apresentam receptores de somatostatina estão os neuroendócrinos (carcinoide, gastrinoma, insulinoma, feocromocitoma, carcinoma medular da tiroide e câncer de pulmão de pequenas células), os do sistema nervoso central (astrocitoma e meningioma) e outros, como o linfoma e o câncer renal.

Regiões estudadas

- O exame avalia o corpo total.

Método

- Tomografia por emissão de pósitrons com radioisótopo associada à tomografia computadorizada.

Interpretação e comentários

O DOTATATO-GÁLIO-68 é um radiofármaco análogo ao peptídeo neuroendócrino somatostatina, que pode ser usado para localizar tumores que expressam receptores de somatostatina. - Esse radiofármaco é utilizado para a localização de tumores como carcinoide, gastrinoma, feocromocitoma, carcinoma de pequenas células de pulmão, carcinoma medular de tiroide, neuroblastoma, paraganglioma, glucagonoma, adenoma de hipófise, meningioma, vipoma e insulinoma.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822