Outros nomes: pH vários materiais, pH, em vários materiais
- Este exame é realizado em vários materiais, como líquido ascítico, pleural, sinovial e saliva.
- Amostras não colhidas no Fleury devem ser entregues até uma hora após a coleta (exceto saliva, que não pode ser colhida fora do Fleury).
- Para a determinação do pH na saliva, é necessário ficar 1 hora em jejum absoluto (inclusive água), não fumar, não chupar balas, não mascar chicletes e não escovar os dentes neste período.
- Digitar e liberar o resultado.
- Para saliva, o pH oscila entre 6,8 e 7,2.
- Outros materiais: não se aplica valor de referência.
- Determinação do pH por método de tiras reagentes.
- A determinação do pH em diversos materiais, como o líquido ascítico, pleural e sinovial, auxilia a interpretação de possíveis fatores causais da ascite ou de derrame pleural e sinovial.
- O pH salivar padrão oscila entre 6.8 e 7.2. O dente e a saliva estão sempre trocando sais minerais e quando a saliva se torna ácida, o esmalte dentário passa a doar mais sais minerais ao meio bucal, tornando-se mais suscetível à cárie. O excesso de sais minerais presentes na saliva com pH básico interfere na troca equilibrada deles entre o esmalte dentário e a saliva. Esta situação propicia maior deposição de sais minerais na superfície do dente favorecendo a formação do tártaro.