Outros nomes: Polissonograma, Polissonografia basal, PSG TIPO I - Polissonografia Completa, realizada em laboratório de sono, PSG TIPO II - Polissonografia Completa, realizada em domicilio.
I - Critério de realização
- Este exame é realizado em clientes à partir de 4 anos (Unidade República do Libano I) ou a partir de 12 anos no Atendimento Domiciliar, mediante a apresentação de pedido médico.
Atenção: Não realizamos Polissonografia com Teste de Latências Múltiplas do Sono (TLMS), Polissonografia tipo III, Polissonografia tipo IV e exame com Capnografia.
Realizamos Polissonografia (PSG) do Tipo I (Unidade Rep I) e Polissonografia (PSG) do Tipo II (At. Móvel);
Para HD de Parassonia, é realizado apenas na unidade, para o caso de possíveis episódios que podem ocorrer durante o sono, sendo necessário monitoramento técnico.
- O registro polissonográfico pode ser realizado em um aparelho analógico ou digital;
- O mais importante é que o aparelho ofereça recursos tecnológicos que permitam a obtenção de um registro de qualidade.
- O exame é útil na avaliação, no tratamento e no acompanhamento de distúrbios do sono. As principais condições que se beneficiam com a avaliação polissonográfica são os distúrbios respiratórios do sono (ronco e apnéia), os quadros de sonolência diurna excessiva, como a narcolepsia, e os movimentos e comportamentos anormais que o indivíduo apresente ao dormir. Nos casos de sonolência diurna excessiva, muitas vezes é necessária a realização do teste de latências múltiplas do sono para a confirmação diagnóstica de narcolepsia ou hiperssonia idiopática. A polissonografia também contribui com o diagnóstico da fibromialgia.