Pós-Coito, Teste

Outros nomes:
COITO, TESTE POS
HUHNER, TESTE DE
INFERTILIDADE, INVESTIGACAO, TESTE POS COITO
MUCO CERVICAL ESPERMATOZOIDES, TESTE DE INTERACAO
SIMS HUHNER, TESTE DE
TESTE PÓS-COITO

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 3 dias úteis (incluindo sábados) às 18h

Orientações necessárias

I - Critérios de realização - Este exame só é realizado na Unidade Paraíso, mediante agendamento prévio, de 2ª a 6ª das 7h as 15h, e aos sábados das 7h as 11h, exceto feriado. - O teste pós-coito deve ser feito tão próximo quanto possível do dia da ovulação, determinada por critérios habituais, tais como temperatura basal corporal, alterações do muco cervical, citologia vaginal e ultra-sonografia. II - Preparo - O casal deve fazer abstinência sexual por, pelo menos, três dias antes do teste. - A paciente não deve ter utilizado cremes ou óvulos vaginais nas 48 horas anteriores a coleta do material. - No dia do exame, recomenda-se que a paciente permaneça deitada após o coito, no mínimo, 60 minutos. Para evitar a perda do sêmen, convém colocar um travesseiro sob os quadris e dobrar os joelhos. Passado esse período, é necessário usar um absorvente higiênico externo para impedir o desperdício do sêmen e manter o uso do mesmo absorvente até o momento do teste. Caso seja necessário utilizar o banheiro após a relação, utilizar somente a partir de uma hora após o coito. - O material deve ser colhido de 6 a 10 horas após a relação ou em outro horário, a critério do médico solicitante.

Processamento e adequação da amostra

- Material enviado diretamente pela Enfermagem ao setor de Análise Seminal.

Método

- Avaliação das características físicas do muco cervical e da interação muco cervical/espermatozóides

Valor de referência

A) Muco cervical: - Satisfatório = "score" maior ou igual a 10 - Cálculo do score: ver teste do muco cervical B) Teste pós-coito: TESTE EXCELENTE: - Presença no muco cervical de 25 ou mais espermatozóides com motilidade linear rápida(categoria A)+linear lenta(categoria B) OU 10 ou mais espermatozóides com motilidade linear rápida(categoria A) TESTE SATISFATÓRIO: - 5 a 24 espermatozóides com motilidade linear rápida(categoria A) + linear lenta(categoria B) ou 5 a 9 espermatozóides com motilidade linear rápida(categoria A) TESTE POBRE: - Menos que 5 espermatozóides com motilidade linear rápida(categoria A) + linear lenta(categoria B) TESTE DEFICIENTE: - Presença de somente espermatozóides com motilidade não progressiva (categoria C)ou imóveis(categoria D) TESTE NEGATIVO: - Ausência de espermatozóides

Interpretação e comentários

- A interação do esperma com o muco do trato reprodutor pode ser aferido por este exame. . As alterações nos constituintes do muco cervical durante o ciclo menstrual determinam suas características físicas e influenciam na capacidade de penetração e sobrevida dos espermatozoides. A penetrabilidade do esperma no muco cervical começa em torno do nono dia do ciclo, atinge o pico na ovulação e é geralmente inibida entre 1 e 2 dias depois. O teste pós-coito, feito de 9 a 24 horas após a relação sexual, estima a longevidade e a sobrevivência dos espermatozoides. A presença de um número adequado de espermatozoides móveis exclui um fator cervical como possível causa de infertilidade. Um teste negativo, porém, pode ser devido a uma inadequação no tempo da coleta, razão pela qual se recomenda a realização do exame no período mais próximo possível da ovulação, que pode ser determinada por critérios clínicos ou ultra-sonográficos. Devido ao enorme número de fatores que podem levar a alteração do resultado deste exame, ele atualmente é pouco recomendado para a avaliação do casal infértil.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822