Processamento Seminal, Prognóstico, Esperma

Outros nomes:

Esperm washing

ESPERMA, SWIN UP

FERTILIDADE, TESTE DE CAPACITACAO ESPERMATICA

INFERTILIDADE, TESTE DE CAPACITACAO ESPERMATICA

Lavagem espermática

PERCOLL, TESTE DE

Processamento espermático

Swim up

Capacitação Espermática, Prognóstico

Capacitação espermática

Processamento Seminal

Beneficiamento seminal

Espermograma com capacitação espermática

BENEFICIAMENTO ESPERMATICO

Espermograma com processamento seminal

Orientações necessárias

- Este exame só é realizado mediante pedido médico. - O exame requer um período de abstinência sexual de dois a sete dias, ou seja, a última ejaculação não deve ter sido nos dois dias anteriores nem em período superior a sete dias. - O cliente não pode ter feito exame com contraste nas últimas 48 horas. Para a realização deste exame, há necessidade de um volume mínimo de 1 mL de sêmen, sem o qual nem sempre a análise é possível. Caso a amostra não seja suficiente, apenas o espermograma será realizado. - O teste é realizado em material colhido fora do Fleury apenas mediante solicitação médica específica, que descreva essa necessidade claramente. Nessas situações, o laudo informa que se trata de coleta feita fora da unidade de atendimento. - O frasco para coleta deve ser retirado na Unidade Paraíso, por se tratar de um recipiente apropriado para essa finalidade, mediante a apresentação de pedido médico. Estabilidade: material deve ser entregue imediatamente pós coleta ao setor ANSE (prazo máximo de 25 min), tanto para coletas no Fleury, como coletas domicilio e Hospitais. Para coleta no Fleury é necessário o agendamento prévio - horários de coleta e realização do exame Unidade Paraíso de segunda a sexta-feira, das 7 horas às 16 horas. EXAME NÃO É REALIZADO AOS SABADOS E FERIADOS.

Processamento e adequação da amostra

- Emitir folha de trabalho; - Conferir identificação; - O sêmen deve ser entregue até 25 minutos após a coleta no Setor ANSE, independentemente de haver solicitação de outros exames (por ex.,culturas em geral). - Quando houver pedido de culturas em geral, a Distribuição deve, verificar o Ph e semear a amostra antes do envio ao setor.

Método

- O Processamento Seminal tem por objetivo selecionar os espermatozóides com mais motilidade, através da técnica de separação por Gradiente descontínuo/ Percoll. Cohen et al (1985). Avaliação da concentração e motilidade dos espermatozóides antes e após incubação em meio nutriente. O exame inclui resultado de espermograma completo - A motilidade e a concentração são examinadas por microscopia óptica (manual) ou por Computer Aided Semen Analysis (Casa), realizado no analisador Hamilton Thorne-Ivos

Valor de referência

- Não há um valor de referência bem estabelecido para análise pós-processamento, o que se espera é 20% dos espermatozóides da contagem inicial.

Interpretação e comentários

- A caminho do óvulo para fertilização, o espermatozóide sofre uma série de alterações na membrana que recobre o acrossoma a fim de prepará-la para a liberação de enzimas necessárias à penetração na membrana ovular. O teste de capacitação tenta reproduzir esse fenômeno, selecionando as unidades com melhores condições para fertilizar o óvulo in vivo ou in vitro. Este exame, porém, se presta ao prognóstico de fertilização. O Fleury não realiza a capacitação com finalidade terapêutica. - A análise do esperma inclui a quantificação, a avaliação da motilidade e o estudo morfológico dos espermatozoides, além da contagem de células germinativas e leucócitos e hemácias. - O exame é útil no estudo da fertilidade e no controle de vasectomia. Da mesma forma, aplica-se a casos de disgenesias gonadais, orquites e caxumba com atrofia testicular e também durante o uso de algumas drogas (cimetidina, estrógenos, metiltestosterona e citotóxicos), uma vez que há diminuição do número de espermatozoides nessas situações. A morfologia estrita (Kruger) é extremamente rigorosa, considerando anormal qualquer unidade com alterações mínimas. - Devido ao fato de poder ocorrer grande variação no número de espermatozoides entre uma amostra e outra, recomenda-se a coleta de três amostras, com intervalo de uma semana entre cada uma. - No controle pós-vasectomia, o número de espermatozoides diminui progressivamente após a cirurgia e, dependendo dos hábitos sexuais do homem, pode estar muito reduzido ou mesmo zerado em cerca de 30 dias. Sugere-se fazer o exame após dois meses ou depois de dez ejaculações e, se o indivíduo se mostrar azoospérmico, repetir o teste um mês mais tarde. - Convém ponderar que, após três meses da vasectomia, cerca de 30% dos homens ainda podem apresentar espermatozoides. O tempo médio para atingir azoospermia pós vasectomia é variável de acordo com o número de ejaculações pós cirurgia. Em média 20 ejaculações são o suficiente para atingir azoospermia.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 10x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.