Proteína A plasmática, associada à gravidez, soro

Outros nomes:
PROTEÍNA A DA GESTAÇÃO

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 1 dia útil (sem contar o sábado) às 18h

Processamento e adequação da amostra

- Aguardar 30 minutos após a coleta; - Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18 °C; - Não aliquotar; - Enviar à seção, Refrigerado juntamente com o questionário. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: 1 dia; Refrigerada (2-8ºC): 6 dias; Congelada (-20ºC): 6 meses. - Atenção: - Para coletas na Unidade Paraíso, certificar-se da entrega do material para o setor processante ANSE logo após a centrifugação para que seja cumprido o prazo de liberação do resultado (em, no máximo, duas horas). Para liberação em no máximo 2h após a coleta: segunda a sexta feira das 7h as 18h e aos sábados das 7h as 13h para coletas na unidade Paraiso.

Método

- Ensaio imunofluorimétrico.

Valor de referência

- Valores em U/L: Semanas de gestação............Mediana...........Amplitude (95%) 9 semanas............... ...............0,36..................0,14 - 1,32 10 semanas:....... ............... .... 0,57..................0,22 - 1,60 11 semanas:...... .................. 1,06..................0,37 - 2,86 12 semanas:....... .................. 1,84..................0,65 - 4,83 13 semanas:....... .................. 2,85..................0,87 - 7,50

Interpretação e comentários

- As dosagens de PAPP-A e beta-hCG livre são úteis para avaliar o risco de alterações genéticas (ex: Síndrome de Down) no primeiro trimestre de gestação, mas apenas quando realizadas em conjunto. Em tais casos, os valores devem ser analisados juntamente com os resultados de translucência nucal e demais dados da ultrassonografia morfológica do 1o trimestre, para a determinação do risco, que é calculado por meio de um software específico. Os valores do PAPP-A e BHCG livre não devem ser comparados com seus valores de normalidade isoladamente, pois somente a combinação destes com a ultrassonografia será útil para avaliação dos riscos.

Orientações necessárias

- Este exame não necessita de jejum. - Este exame NÃO é realizado em gestações com mais de três fetos (trigêmeos ou mais). - Preferencialmente, deve-se colher o exame de sangue, antes da realização da ultrassonografia morfológica de 1º trimestre. Pode coletar entre 10 semanas e 13 semanas e 6 dias. Necessário o preenchimento do "Questionário de Rastreamento Bioquímico do Primeiro Trimestre de Gestação" com dados pessoais (peso, tabagismo, diabetes, fertilização assistida) e medição da pressão arterial, antes da realização do exame.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822