Proteína C, Antígeno, plasma

Outros nomes:
PROTEÍNA C, ANTÍGENO
PROTEÍNA C DA COAGULAÇÃO, QUANTIFICAÇÃO POR MÉTODO IMUNOLÓGICO

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 15 dias corridos às 18h

Orientações necessárias

- Após dieta leve, o jejum não é necessário. Caso contrário, sugere-se jejum de três horas. - É necessário trazer documento de identidade (RG).

Processamento e adequação da amostra

Verificar: - Se o material foi colhido em tubo correto - Se há presença de coágulo invertendo gentilmente o tubo. Se houver, recusar o material. - Se o volume do sangue + o de anticoagulante atingiu 90 % ou mais do nível do tubo (observar tabela com referência de preenchimento) - Se o volume estiver incorreto, solicitar coleta de novo material ou em caso de dúvida contatar um colaborador do setor de Hemostasia. ATENÇÃO p/o Preparo do PPP (plasma pobre em plaquetas) = dupla centrifugação - No máximo até 1 horas após a coleta, centrifugar a amostra a 18 ºC, durante 15 minutos a 1500 g. - Identificar tubos plásticos para o paciente - Separar o plasma cuidadosamente com pipeta plástica, sem tocar na camada onde estão as plaquetas e sem formar "espuma" - Colocar nos respectivos tubos e tampar - Repetir cuidadosamente o procedimento de centrifugação e separação do plasma - Volume mínimo de plasma a ser enviado: 1 mL - Congelar rapidamente em gelo seco ou freezer.

Método

- Enzima imunoensaio.

Valor de referência

70 a 140% - Até o início da adolescência podem ser observados níveis de Proteína C inferiores aos descritos acima.

Interpretação e comentários

- Trata-se de um teste imunológico para a quantificação de proteína C, indicado na investigação complementar de pessoas com deficiência dessa proteína previamente diagnosticada por método funcional (dosagem de atividade de proteína C no plasma). Para a investigação diagnóstica de tal deficiência, portanto, o adequado é realizar a dosagem da proteína C por método funcional. O teste imunológico é útil para definir o subtipo de deficiência de proteína C, pois permite caracterizar se a diminuição de atividade da proteína C no plasma é acompanhada ou não da diminuição dos seus níveis antigênicos.

Dias de Medicamento

IMPORTANTE: Anotar medicamento(s) do (s)último(s): 10 dias(s).

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822