Proteína, urina

Outros nomes:
PROTEINAS NA URINA
PROTEINÚRIA
PROTEÍNA NA URINA

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 1 dia útil (incluindo sábados) às 18h

Orientações necessárias

- Este exame é realizado em urina colhida durante 24 horas ou conforme solicitação médica. - O cliente precisa retirar, no Fleury, os frascos adequados e as instruções correspondentes. - O material deve ser entregue no Fleury até 24 horas após o término da coleta. - Para mulheres, o ideal é não fazer o exame durante a menstruação.

Processamento e adequação da amostra

- Homogeneizar - Medir o volume total - Aliquotar em tubo plástico estéril de 4 mL - Anotar volume total na ficha do cliente e no sistema de gerenciamento de amostra. - Anotar horário do início e término da coleta - Enviar à seção, refrigerada. - Volumes de urina inferiores a 500 mL ou superiores a 5000 mL devem ser informados à área técnica via manifestação. Estabilidade da amostra Temperatura ambiente: 24 horas, se mantido em local fresco; Refrigerada (2-8 ºC): 96 horas; Congelada (-20 ºC): 1 ano.

Método

- Espectrofotométrico

Valor de referência

- Inferior a 0,10 g/L - Inferior a 0,30 g/24 h

Interpretação e comentários

- Este exame é útil na avaliação de doenças renais, tanto glomerulares como tubulares, tais como nefropatia diabética, síndrome nefrótica de várias etiologias, glomerulopatias, nefrites tubulointersticiais, hipertensão arterial e nefropatia da gravidez, entre outras. - Nas paraproteinemias, valores aumentados podem ser vistos tanto em decorrência de lesão renal secundária quanto por perda urinária de cadeias leves de imunoglobulinas (proteinúria de Bence-Jones). Convém ponderar que a mioglobinúria e a hemoglobinúria resultam em proteinúria por excesso de filtração dessas proteínas, mas sem implicar necessariamente doença renal. - Nas proteinúrias tubulares, por sua vez, a perda protéica urinária não costuma ser maior que 2 g/24 horas e há perda de grande quantidade de proteínas de baixo peso molecular, como a beta-2-microglobulina e a proteína transportadora de retinol (RBP). Níveis de albuminúria indetectáveis pelos métodos usuais, porém já anormais, são rotulados como microalbuminúria e predizem desenvolvimento de nefropatia no diabetes mellitus (veja o exame microalbuminúria).

Dias de Medicamento

IMPORTANTE: Anotar medicamento(s) do (s)último(s): 7 dias(s).

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822