Punção, de líquido amniótico

Outros nomes:
PUNÇÃO DO LÍQUIDO AMNIÓTICO
PUNÇÃO DE LÍQUIDO AMNIÓTICO
AMNIOCENTESE
LÍQUIDO AMNIÓTICO, PUNÇÃO DE
COLETA DE LÍQUIDO AMNIÓTICO

Agendamento

Precisa Agendar

Prazo de Entrega

Em até 14 dias corridos às 18h

Orientações necessárias

I - Critérios de realização - O exame é feito somente com solicitação médica. - Quando não foram realizados no Fleury, todos os exames relativos à gestação em curso precisam ser apresentados no dia da punção. - A cliente deve comparecer à unidade com um acompanhante, o qual deve ser um responsável legal em caso de gestante menor de 18 anos. - Para o cariótipo, a punção tem de ser feita a partir da 16ª semana de gestação. - Para a pesquisa de agentes infecciosos por PCR, tais como toxoplasma, citomegalovírus e eritrovírus, a punção pode ser realizada a partir da 18ª semana gestacional ou após 4 semanas do início da infecção aguda. II - Observação - Este exame avalia um único feto. Em caso de gestação múltipla (gemelar), é necessário informar o(a) atendente a esse respeito no ato do agendamento. III - Cuidados após o exame - Após o procedimento, a cliente não deve dirigir e, além disso, precisa manter repouso de, pelo menos, 12 horas.

Processamento e adequação da amostra

- O líquido amniótico nos tubos cônicos identificados com etiqueta de código de barras (no mínimo 10 ml em cada tubo) deverá estar acompanhado do impresso com os dados da paciente, preenchido no Acesso Gráfico/Laudário pelo médico que realizou a punção. - Os tubos cônicos devidamente tampados deverão ser enviados para a CIGE o mais rápido possível. ATENÇÃO - As amostras colhidas até as 19h00min devem ser recebidas no setor até as 20h00min. Solicitar transporte urgente caso os horários de malote pré-estabelecidos não atendam a esta necessidade. - Esta orientação é válida apenas para as amostras colhidas nas unidades.

Interpretação e comentários

- No líquido amniótico obtido por punção, podem ser realizados testes que diagnosticam anomalias cromossômicas no feto, como o cariótipo ou a hibridação in situ por fluorescência pré-natal (Fish), exames que identificam infecções, como culturas e pesquisas de agentes específicos (citomegalovírus, parvovírus B19, toxoplasma, etc.), análises que avaliam a maturidade fetal e dosagens hormonais. - O risco de perda fetal é de 0,5% a 1% e a probabilidade de ocorrer falha de cultura não passa de 1% e a de mosaicismo, de 0,1%. Em tais situações, porém, há necessidade de repetir o exame.

Método

- Punção da cavidade amniótica, guiada por ultrassom, com agulha de calibre 20 ou 22.

Valor de referência

- O feto normal apresenta cariótipo 46, XX (se feminino) ou 46, XY (se masculino).

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822