Manual de exames

Punção, guiada por ecoendoscopia

Outros nomes: Punção de lesões orientada por ecoendoscopia, Biópsia guiada por ecoendoscopia, Bióspia guiada por ultrassom endoscópico

Este exame precisa ser agendado

Orientações necessárias

I - Informações sobre o exame
- A punção guiada pela ecoendoscopia consiste na retirada de fragmentos de órgãos e estruturas para análise citológica e histopatológica.

II - Critérios de realização
- Este exame é feito com agendamento prévio em indivíduos com idade a partir de 15 anos, mediante a apresentação de pedido médico.
- Menores de 18 anos devem necessariamente estar acompanhados de um responsável legal, como pai, mãe ou tutor, desde o momento de sua chegada ao Fleury até sua liberação para casa.
- Maiores de 18 anos também precisam estar obrigatoriamente acompanhados de um adulto durante todo o período da punção, do preparo ao fim da recuperação.
- O Fleury não realiza este procedimento em gestantes.
- Mulheres em fase de aleitamento podem se submeter ao exame, porém devem ficar sem amamentar nas seis horas seguintes. Portanto, recomenda-se estocar o leite materno previamente.
- Nos cinco dias que antecedem o procedimento, o cliente não deve fazer nenhum exame com o emprego de contraste por via oral (contraste baritado).
- Medicamentos anticoagulantes, como varfarina (Marevan®, Coumadin®), e antiagregantes plaquetários, como clopidogrel (Plavix®), Prasugrel (Effient®), ticlopidina (Ticlid®) e ticagrelor (Brilinta®), devem ser suspensos sete dias antes, com o consentimento e a supervisão do médico solicitante. O uso de ácido acetilsalicílico (Aspirina®, AAS®) não precisa ser interrompido.
- A punção guiada por ecoendoscopia é realizada sob sedação. Entretanto, para idosos com idade a partir de 75 anos, indivíduos muito debilitados, pessoas com deficiência mental e clientes com história de resistência à sedação em exames prévios, é necessária a presença de um anestesista, razão pela qual deve constar, do pedido médico, a solicitação de anestesia.
- O cliente deve apresentar resultados de hemograma com plaquetas e tempo de protrombina dos últimos três meses - os quais não necessariamente precisam ter sido feitos no Fleury -, assim como exames anteriores relacionados, a exemplo de endoscopia, ultrassom abdominal e tomografia.
- Clientes com índice de massa corporal (IMC) entre 37 e 40 devem agendar o exame com anestesia, na Unidade Higienópolis.
- O procedimento não é feito em clientes com IMC acima de 40.
- Para obter o valor do IMC, basta dividir o peso (kg) pelo quadrado da altura (m).
- Quadros leves e moderados pós COVID-19 mesmo que recuperados, assintomáticos e estáveis clinicamente é necessário aguardar 15 dias após resolução dos sintomas para a realização do exame.
- Quadros graves (hospitalização) pós COVID-19 é necessário aguardar 30 dias após resolução dos sintomas para a realização do exame.

III - Preparo
- Como o exame é sempre feito em conjunto com a ecoendoscopia alta ou baixa, o cliente deve seguir o preparo desta última.
- Usuários de marca-passo devem reprogramar o dispositivo com seu cardiologista antes do exame.
- Para usuários portadores de CDI (cardiodesfibrilador implantável) o procedimento deve ser realizado em ambiente hospitalar.

IV - Cuidados após o exame
- O cliente precisa deixar o Fleury acompanhado.
- Devido ao uso de sedativo, o indivíduo não pode dirigir automóvel nem outros veículos durante todo o dia após o exame.
- Os clientes que necessitarem da assistência de um anestesista permanecerão em repouso por 30 a 40 minutos após o procedimento.
- Durante cerca de oito horas, não é possível realizar tarefas que necessitem de muita atenção, como operar máquinas e manipular objetos cortantes.
- A medicação usada na sedação pode ocasionar um período curto de amnésia.

V - Observação
- Em caso de utilização de plano de saúde, a solicitação médica deve especificar também a necessidade de exame anatomopatológico e citológico.

Interpretação e comentários

- O procedimento consiste na realização de punções com agulha fina, por meio do exame de ecoendoscopia, com o objetivo de obter amostra de tecido para análise citológica e histopatológica. Pode ser feito tanto por ecoendoscopia alta quanto por ecoendoscopia baixa, tendo índice de complicação muito baixo.
- A agulha empregada na punção é específica para a ecoendoscopia e é introduzida pelo canal de biópsia do endoscópio.

Principais indicações

- Coleta de material para análise citológica e/ou histológica.

Regiões estudadas

- Trato digestivo alto e baixo e estruturas ou órgãos adjacentes.

Convênio e cobertura

Consulte nossa página de Convênios para mais informações

Particular e valores

Não tem convênio? Fale com a gente e consulte as condições especiais de pagamento particular.

Faça em casa

Agora, você pode fazer exames de sangue, urina e fezes em casa, no trabalho ou onde preferir. Consulte as regiões de cobertura