Punção, para Cariótipo do Vilo Corial

Outros nomes:
PUNCAO PARA CARIOTIPO DO VILO CORIAL
BIOPSIA DE VILO CORIAL

Agendamento

Precisa Agendar

Prazo de Entrega

Em até 5 dias úteis (incluindo sábados) às 18h

Orientações necessárias

I - Critérios de realização - O exame é realizado somente com pedido médico, entre 11 e 14 semanas de gestação, mas de preferência entre a 12ª e a 13ª semana. - Após a 14ª semana gestacional, a punção só pode ser agendada depois de contato com algum médico da Medicina Fetal. - O Fleury não realiza o exame na vigência de sangramento vaginal. - Quando não foram feitos no Fleury, todos os exames relativos à gestação em curso precisam ser apresentados no dia da punção. - A cliente deve comparecer à unidade com um acompanhante, o qual deve ser um responsável legal em caso de gestante menor de 18 anos. II- Observação - Este exame avalia um único feto. Se a gestação for múltipla (gemelar), é necessário informar o(a) atendente no ato do agendamento. III - Cuidados após o exame - Após o procedimento, a cliente não deve dirigir e, além disso, precisa manter repouso de, pelo menos, 12 horas.

Método

- Punção da placenta, guiada por ultrassom, com agulha de calibre 18, 19 ou 20.

Interpretação e comentários

- A punção de vilo corial é feita entre a 11ª e a 14ª semana de gestação para a realização de exames que têm o objetivo de pesquisar anomalias cromossômicas no feto, como o cariótipo ou a hibridação in situ por fluorescência pré-natal (Fish). Convém lembrar que o procedimento apresenta risco de perda fetal de 1%. - A probabilidade de ocorrer falha de cultura e mosaicismo não passa de 1%. Em tais situações, porém, há necessidade de repetir o exame.

Processamento e adequação da amostra

- O vilo corial em seringa ou tubo de ensaio (de 15 a 20 mL) deve estar acompanhado do impresso com os dados da paciente, preenchido no Acesso Gráfico/Laudário pelo médico que realizou a punção. - A amostra tem de ser vedada com parafilme e enviada para a CIGE o mais rápido possível. ATENÇÃO - As amostras colhidas até as 19h00min devem ser recebidas no setor até as 20h00min. Solicitar transporte urgente caso os horários de malote pré-estabelecidos não atendam a esta necessidade. - Esta orientação é válida apenas para as amostras colhidas nas unidades.

Valor de referência

- O feto normal apresenta cariótipo 46, XX (se feminino) ou 46, XY (se masculino).

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822