Punção, para Cariótipo do Vilo Corial, Gestação Múltipla

Outros nomes:

Punção Cariótipo Vilo Corial - Gest Múltipla

Orientações necessárias

I - Critérios de realização - O exame é realizado somente com pedido médico, entre 11 e 14 semanas de gestação, mas de preferência entre a 12ª e a 13ª semana. - Após a 14ª semana gestacional, a punção só pode ser agendada depois de contato com algum médico da Medicina Fetal. - O Fleury não realiza o exame na vigência de sangramento vaginal. - Quando não foram feitos no Fleury, todos os exames relativos à gestação em curso precisam ser apresentados no dia da punção. - A cliente deve comparecer à unidade com um acompanhante, o qual deve ser um responsável legal em caso de gestante menor de 18 anos. II- Observação - Esse exame avalia gestação múltipla (gemelar). III - Cuidados após o exame - Após o procedimento, a cliente não deve dirigir e, além disso, precisa manter repouso de, pelo menos, 12 horas.

Processamento e adequação da amostra

- O vilo corial em seringa ou tubo de ensaio (de 15 a 20 mL) deve estar acompanhado do impresso com os dados da paciente, preenchido no Acesso Gráfico/Laudário pelo médico que realizou a punção. - A amostra tem de ser vedada com parafilme e enviada para a CIGE o mais rápido possível.

Valor de referência

- Feto normal apresenta cariótipo 46, XX (feto feminino normal) ou 46, XY (feto masculino normal)

Interpretação e comentários

- A punção de vilo corial é feita entre a 11ª e a 14ª semana de gestação para a realização de exames que têm o objetivo de pesquisar anomalias cromossômicas no feto, como o cariótipo ou a hibridação in situ por fluorescência pré-natal (Fish). Convém lembrar que o procedimento apresenta risco de perda fetal de 1%. - A probabilidade de ocorrer falha de cultura e mosaicismo não passa de 1%. Em tais situações, porém, há necessidade de repetir o exame.

Método

- Punção da placenta, guiada por ultrassom, com agulha de calibre 18, 19 ou 20.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 10x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.