Quimerismo após transplante de medula óssea, por PCR, Vários Materiais

Outros nomes:
QUIMERISMO APÓS TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA, POR MICROSATÉLITE
QUIMERISMO APÓS TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA, POR VNTR
QUIMERISMO APÓS TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA, POR STR

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 7 dias corridos às 18h

Orientações necessárias

- Para a primeira coleta, deverão comparecer o doador e o receptor juntos. - A primeira coleta deverá ser realizada somente APÓS o transplante de medula óssea (não colher amostras antes deste procedimento). - Não é possível a realização deste exame entre gêmeos univitelinos.

Interpretação e comentários

- O transplante de medula óssea (TMO) é uma forma de tratamento indicada para inúmeras moléstias, particularmente algumas doenças hematológicas benignas e malignas. Pode ser autólogo, ou seja, quando utiliza as células da medula óssea do próprio paciente, ou alogênico, quando as células da nova medula provêm de doador compatível, com sistema HLA idêntico. - É possível acompanhar o TMO alogênico, ao longo do tempo, pela identificação e pela quantificação de eventuais células residuais do paciente no sangue periférico ou na medula óssea, situação conhecida como quimera mista. Geralmente, o sucesso de um transplante, indicado para neoplasias malignas, está associado à detecção exclusiva de células do doador no receptor da medula, o que se conhece como quimera completa. - Este teste se baseia na amplificação, por PCR, de regiões de DNA repetitivas e altamente polimórficas (os short tandem repeats - STRs) do paciente e do doador da medula óssea.

Processamento e adequação da amostra

- Não manusear - Enviar o tubo de sangue total, os swabs bucais e a urina para a seção, refrigerados, junto com o questionário - Serão consideradas inadequadas amostras de sangue fora do prazo de estabilidade, coaguladas e com baixo volume. - Serão consideradas inadequadas amostras de swab bucal fora do prazo de estabilidade ou em tubos contendo qualquer tipo de solução. - Serão consideradas inadequadas amostras de urina fora do prazo de estabilidade. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: não aceitável; Refrigerada (2-8 ºC): 48 horas; Congelada (-20 ºC): não aceitável.

Método

- Análise de short tandem repeats (STRs) por método de reação em cadeia da polimerase (PCR) e eletroforese capilar do produto amplificado com detecção por fluorescência em sequenciador automático de DNA.

Valor de referência

- Relatório descritivo.

Dias de Medicamento

IMPORTANTE: Anotar medicamento(s) do (s)último(s): 7 dias(s).

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822