Outros nomes: RAIOS X ABDOMEN RUB (RINS, URETERES E BEXIGA), Raios X abdômen simples
I - Critérios de realização
- Este exame é realizado somente com solicitação médica.
- Este exame não é realizado em gestantes, salvo em situações nas quais ele seja absolutamente necessário. Neste caso, é necessário entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente para consultar os médicos responsáveis.
- Devem ser apresentados resultados anteriores, se houver.
- O limite de peso nos equipamentos de Raios-X nas Unidades Fleury é de 200 kg, exceto Unidade República do Líbano I que o limite é de 160 Kg.
- Menores de 18 anos, devem comparecer à unidade acompanhados de um responsável legal.
II - Preparo
- Se o exame for solicitado para a investigação de abdome agudo, não é necessário nenhum preparo. Já se a solicitação for para a pesquisa de cálculo renal ou se o médico pedir preparo intestinal, os clientes com idade a partir de 13 anos devem seguir as instruções abaixo:
Na véspera do exame
- Antes das 8 horas da manhã, o cliente deve tomar 20 (vinte) gotas do laxante Guttalax® com um pouco de água, repetindo a dose entre 14 e 16 horas do mesmo dia.
- Durante todo o dia, é necessário fazer dieta leve, sem resíduos e com pouca gordura, ingerindo apenas os alimentos sugeridos a seguir:
- suco de fruta (coado), água ou chá;
- biscoito água e sal;
- gelatina (sem pedaços de frutas);
- sopa de caldo de carne magra, coada, podendo conter legumes batidos no liquidificador ou passados na peneira;
- ovos quentes ou cozidos.
- Convém ressaltar que leite e derivados são proibidos.
No dia do exame
- É necessário jejum absoluto (inclusive de água) de quatro horas.
- Caso o exame tenha sido marcado para o período da tarde, o indivíduo pode manter a dieta leve, acima descrita, até quatro horas antes do horário marcado para a realização do exame.
III - Observação
- O laxante Guttalax® pode ser adquirido em farmácias.
- Exame radiológico panorâmico do abdome. Para a pesquisa de cálculos urinários recomenda-se a realização de preparo intestinal com laxantes.
- O filme panorâmico do abdome pode ser útil para a análise abrangente da região, auxiliando na pesquisa de cálculos renais e na avaliação de dor abdominal, especialmente das causas de abdome agudo obstrutivo, perfurativo, inflamatório, traumático e vascular. Entretanto, com a difusão de métodos de imagem axiais, como ultra-sonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética, a eficiência deste método em situações específicas tem se mostrado bastante limitada.
- Pesquisa de cálculos renais, avaliação de dor abdominal.
- Órgãos abdominais.