Outros nomes: Resposta à vacina anti-rábica, Neutralização do vírus da raiva, Sorologia para vírus da raiva por neutralização, RFFIT para vírus da raiva, RVNA
- Não é necessário preparo para este exame.
- Este exame é relaizado pelo teste de inibição rápida de focos de fluorescência (RFFIT), recomendado pela OMS para detectar anticorpos neutralizantes contra o vírus da raiva e avaliar a resposta à vacina específica.
Processamento:
- Verificar se o material foi colhido em tubo correto.
- Receber a amostra em embalagem REF e mantê-la nesta condição até a manipulação.
- Aguardar 30 minutos;
- Centrifugar a 2200g por 10 minutos a 18ºC;
- Aliquotar 1 mL de soro em tubo seco de alíquota padrão (vacuette);
- Volume mínimo: 1 mL;
- Enviar refrigerado ao LARI-LARN.
CRITÉRIOS DE REJEIÇÃO:
- Hemólise acentuada;
- Lipemia acentuada;
Estabilidade da amostra:
Temperatura ambiente: Não aceitável;
Refrigerada (2-8 ºC): 10 dias;
Congelada (-20 ºC): 30 dias.
Teste de inibição rápida de focos de fluorescência (RFFIT)
Superior a 0,1 UI/mL
Este exame é indicado para pessoas com risco aumentado de exposição ao vírus da raiva e que, consequentemente, recebem a vacina anti-rábica como profilaxia pré-exposição. Neste grupo se enquadram veterinários e outros profissionais que manuseiam animais que podem transmitir o vírus da raiva, profissionais de laboratório que manuseiam o vírus vivo, e pessoas que irão fazer viagens a locais de alta incidência da doença e/ou difícil acesso à profilaxia pós-exposiçãpo. O teste de inibição rápida de focos de fluorescência (Rapid Fluorescent Focus Inhibition Test – RFFIT). O teste mede a capacidade de anticorpos que podem estar presentes em uma amostra de neutralizar o vírus da raiva e bloquear sua capacidade de infectar as células usadas no teste. Esses anticorpos são chamados de anticorpos neutralizantes do vírus da raiva. Os resultados são reportados em títulos ou como uma concentração padronizada representada como unidades internacionais (UI) por mL de soro O valor de UI é calculado a partir do título comparando-o com um soro de referência padrão. De acordo com as diretrizes da Organização Mundial da Saúde, um nível de anticorpos antirrábicos maior ou igual a 0,5 UI/mL demonstra uma resposta adequada à vacinação . Se o nível cair abaixo desse valor, uma dose de reforço da vacina antirrábica pode ser recomendada para pessoas que estão em risco frequente de exposição ao vírus da raiva.