Rapamicina, dosagem, sangue total

Outros nomes:
RAPAMICINA, PESQUISA E DOSAGEM NO SANGUE
SIROLIMUS, PESQUISA E DOSAGEM NO SANGUE
RAPAMUNE®

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 2 dias úteis (incluindo sábados) às 18h

Orientações necessárias

- O cliente deve manter o horário habitual de tomada do medicamento e fazer o exame até uma hora antes do momento habitual de tomar a medicação ou, então, de acordo com o pedido médico. - Em caso de suspeita de intoxicação, a amostra pode ser colhida em qualquer horário.

Processamento e adequação da amostra

- Não manusear - Enviar à seção, em temperatura ambiente - Volume desejável: 0,5 ml de sangue total (crianças: 0,25 mL) - Volume minimo: 0,25 mL de sangue total Estabilidade da amostra : Temperatura ambiente : 8 horas; Refrigerada (2-8 °C): 2 semanas; Congelada (-20 °C): 6 meses.

Método

- Espectrometria de massas em tandem.

Valor de referência

- Nível terapêutico: 5,0 a 15,0 ng/mL. - Nível tóxico: acima de 15,0 ng/mL.

Interpretação e comentários

- A rapamicina, também conhecida como sirolimo ou Rapamune®, constitui um imunossupressor indicado para a profilaxia da rejeição de órgãos em transplantados renais. Em geral, é utilizada em associação com a ciclosporina. O sirolimo inibe a ativação e a proliferação de linfócitos T, que ocorrem em resposta ao estímulo de antígenos e de citocinas (IL-2, IL-4 e IL-15), por meio de um mecanismo diferente do observado com outros imunossupressores. O sirolimo também impede a produção de anticorpos. Nas células, a droga liga-se à imunofilina, proteína de ligação FK 12 (FKBP-12), para formar um complexo imunossupressor, que, no entanto, não apresenta efeito sobre a atividade da calcineurina. Esse complexo liga-se à mTOR, sigla de mammalian target of rapamycin, uma quinase regulatória importante, inibindo sua atividade. Essa inibição suprime a proliferação de células T induzida por citocina. - O fármaco circula ligado às proteínas plasmáticas (92%) e tem seu pico de concentração em três horas, após administração oral. É metabolizado no fígado pela CYP3A4 e pela glicoproteína P (PgP), com a formação de vários metabólitos. Contudo, a ação terapêutica provém exclusivamente da droga-mãe. A meia-vida varia entre 46 e 78 horas e a eliminação se dá pelas fezes. A ingesta concomitante do medicamento com alimentos pode aumentar o tempo para alcançar a concentração máxima sérica. O uso simultâneo de inibidores da CYP3A4, tais como bloqueadores do canal de cálcio (diltiazem, nicardipino e verapamil), antifúngicos (clotrimazol, fluconazol, itraconazol, cetoconazol e voriconazol), antibióticos (claritromicina, eritromicina, telitromicina e troleandomicina), agentes procinéticos gastrointestinais (cisaprida e metoclopramida) e outros medicamentos (bromocriptina, cimetidina, ciclosporina, danazol, inibidores da protease utilizados no tratamento de HIV e da hepatite C, que incluem ritonavir, indinavir, boceprevir e telaprevir), além da ingestão de suco de pomelo, pode elevar os níveis séricos de rapamicina. Por sua vez, o emprego concomitante de indutores da CYP3A4, como anticonvulsivantes (carbamazepina, fenobarbital e fenitoína), antibióticos (rifabutina, rifampicina e rifapentina) e erva de São João (Hypericum perforatum, hipericina), é capaz de diminuir sua concentração sérica. - A dosagem da medicação serve para a monitoração terapêutica dos indivíduos que a utilizam, os quais podem apresentar rabdomiólise (em caso de tratamento para dislipidemia), disfunção renal, proteinúria, alterações sanguíneas, hepatotoxicidade, aumento da incidência de infecções e alterações pulmonares.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822