Manual de exames

Registro de movimento involuntário, Eletroneuromio

Outros nomes:

Este exame precisa ser agendado

Regiões estudadas

- Membros superiores, membros inferiores, região cefálica ou musculatura axial (pescoço, abdomen, musculatura paravertebral).


Método

Técnicas disponíveis:
Avaliação com dois canais utilizando eletrodos de superfície ou eletrodo de agulha.
O estudo é realizado em músculos agonistas e antagonistas do movimento em análise, em diferentes momentos: durante o repouso, manutenção postural e ação. É analisado também a frequência, duração entre outras características particulares de cada distúrbio do movimento

Valor de referência

Análise descritiva dos padrões de ativação muscular que determinam o movimento anormal, incluindo frequência de ativação, duração dos surtos, relação entre agonistas e antagonistas e mapeamento dos músculos envolvidos

Interpretação e comentários

- A avaliação dos distúrbios de movimento/movimentos involuntários visa registrar as características eletrofisiológicas do movimento, como por exemplo: frequência, duração, segmentos acometidos e situações em que ocorre.
- Na avaliação de tremores, a conclusão pode sugerir um tipo específico de tremor. Entretanto, tipos diferentes de tremor podem compartilhar as mesmas características eletrofisiológicas. Portanto, a definição final do tipo de tremor depende de dados de história e do exame físico realizado pelo médico solicitante.
- Na distonias avaliam-se os grupos musculares envolvidos no movimento. Observam-se sinais de co-contração de músculos agonistas e antagonistas, presença de descargas musculares agrupadas ou excesso de atividade muscular basal (de repouso), sugestivos de distonia. Também pode haver associação de distonia e tremor. Nas distonias, caracteristicamente, ocorre variação dos músculos mais envolvidos em momentos diferentes da doença.
- Na suspeita de câimbra do escrivão (distonia tarefa-específica), o exame não consegue diferenciar especificamente os músculos comprometidos para fins de aplicação de toxina botulínica. O estudo avalia de uma forma agrupada os músculos flexores e extensores do braço, antebraço e/ou mão quanto a presença de sinais sugestivos de distonia.

Orientações necessárias

I – Informações sobre o exame:
- Este procedimento avalia movimentos involuntários/distúrbios do movimento, como por exemplo: tremor, distonia, câimbra do escrivão (distonia tarefa-específica), espasmos. É um exame complementar ao estudo dos membros superiores, membros inferiores ou face.

II - Preparo
- O cliente deve evitar a aplicação de cremes ou pomadas na região a ser estudada.
- É necessário apresentar resultados de exames anteriores, se os mesmos foram realizados fora do Grupo Fleury (eletroneuromiografia, liquor, tomografia ou ressonância de coluna, biópsia de nervo ou músculo).

III - Tempo de duração do exame
- A avaliação do movimento involuntário/distúrbio do movimento é realizada na mesma duração do exame principal (membros superiores, membros inferiores ou face). Não há necessidade de horário extra.

Convênio e cobertura

Consulte nossa página de Convênios para mais informações

Particular e valores

Não tem convênio? Fale com a gente e consulte as condições especiais de pagamento particular.

Faça em casa

Agora, você pode fazer exames de sangue, urina e fezes em casa, no trabalho ou onde preferir. Consulte as regiões de cobertura