Remapeamento corporal total, para controle de nevos já diagnosticados

Outros nomes:
CONTROLE DE PINTAS APÓS O PRIMEIRO MAPEAMENTO

Agendamento

Precisa Agendar

Prazo de Entrega

Em até 25 dias corridos às 18h

Regiões estudadas

- Pele de todo o corpo.

Orientações necessárias

I - Informações sobre o exame - Este mapeamento corporal realiza uma documentação fotográfica digitalizada das pintas (ou nevos) encontradas no exame anterior. Dessa forma, permite uma análise detalhada dessas lesões potencialmente suspeitas e, sobretudo, o acompanhamento de sua evolução ao longo do tempo. II - Critérios de realização - Este exame é realizado somente com solicitação médica. - O exame é realizado com indicação médica para a análise das lesões encontradas no mapeamento anterior. - O procedimento pode ser feito em pessoas de qualquer idade, porém menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal. - O mapeamento não tem contra-indicações para grávidas ou para mulheres que estejam amamentando, tampouco para pessoas que façam uso de qualquer medicamento, marca-passo, prótese metálica, etc. - Por se tratar de um exame que investiga partes da superfície corporal, é necessário estar despido para se submeter a essa avaliação. Eventuais restrições a esse requisito devem ser comunicadas no dia, antes da realização do exame. - Pessoas que tenham necessidades especiais de locomoção ou que precisem de auxílio para se vestirem ou ficarem em pé, sugerimos virem acompanhadas. - O cliente deve apresentar resultados anteriores de mapeamentos feitos fora do Fleury, que também são importantes para o acompanhamento das lesões. - Para a realização dos exames de Dermamap e Dermaremap os pacientes não devem fazer uso de maquiagem, fotoprotetores e esmalte nas unhas. - Se for possível, solicitamos aos nossos clientes trazerem o resultado do exame anátomopatológico das lesões retiradas no mapeamento anterior realizado em nosso serviço. III - Preparo - Como o exame pode ser influenciado pelo bronzeamento, o cliente não deve tomar sol nos sete dias anteriores à avaliação. - Os pacientes do sexo masculino devem vir com os pelos do corpo aparados ou raspados nas áreas muito pilosas. Isso facilita a marcação e visualização das pintas e posterior análise das mesmas. As pacientes do sexo feminino devem trazer um utensílio para prenderem o cabelo na hora do exame ou usarem touca descartável fornecida. ATENÇÃO: - A duração do procedimento varia dependendo do número de lesões que requeiram nova avaliação. Essa quantidade é determinada pelo médico no primeiro mapeamento. - Devido à troca do equipamento de documentação fotográfica utilizado pelo Laboratório Fleury é importante que o paciente traga o resultado (CD com fotos) do mapeamento realizado anteriormente.

Método

- Fotografias digitalizadas e exame dermatoscópico das lesões.

Valor de referência

- Os achados do mapeamento são classificados em lesões de baixo, moderado ou alto risco.

Interpretação e comentários

- O melanoma maligno é um tipo de câncer de pele muito agressivo, que normalmente se manifesta como pintas escuras (nevos). Pode surgir em qualquer parte da pele, até mesmo em mucosas e nos olhos ou mesmo em regiões externas que não continham pintas. O diagnóstico precoce dessa doença é altamente eficaz na prevenção das complicações, justificando o exame periódico de nevos pelo dermatologista. - O princípio do exame baseia-se na visualização, pela dermatoscopia, de estruturas no interior dos nevos e na documentação dessas imagens. Com isso, é possível fazer a comparação evolutiva das pintas, além de identificar lesões novas, sugeridas entre a última avaliação e a atual. - De acordo com as características dermatoscópicas de cada uma das pintas estudadas, o exame fornece seu risco de transformação maligna, indicando ou não a retirada cirúrgica das lesões. Na maioria das vezes, os achados evitam cirurgias desnecessárias para a retirada de lesões benignas. - O mapeamento corporal tem sensibilidade e especificidade elevadas, que, contudo, são dependentes do avaliador.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822