Outros nomes: REVISÃO DE OSTEOMIELOGRAMA, REVISÃO DE MEDULOGRAMA
O exame tem utilidade na investigação diagnóstica e no acompanhamento de doenças hematológicas, tais como leucemias, anemias, plaquetopenias, hipoplasia/aplasia medular, síndromes mielodisplásicas e tumores metastáticos. Nas doenças de depósito, é particularmente importante para esclarecer as afecções em que se verifica a presença de determinados tipos celulares característicos, como ocorre nas mucopolissacaridoses e nas doenças de Gaucher e Niemann-Pick, entre outras. Já em moléstias parasitárias, a exemplo da leishmaniose, da histoplasmose e de doença causada pelo complexo Mycobacterium avium intracelular, o mielograma pode detectar o agente infeccioso
Enviar à seção, em temperatura ambiente.
- ATENÇÃO: enviar ou escanear o questionário ou receita médica com histórico e hipótese diagnóstica do cliente junto com a cópia do laudo original.
Medula óssea, por aspiração, do esterno e/ou cristas ilíacas - estudo citológico, com contagem diferencial, avaliação de eritropoese, granulocitopoese, megacariocitopoese e pesquisa de elementos estranhos ao parenquima medular, em esfregaços de medula corados pelo May Grunwald Giensa e, quando indicados, testes citoquímicos para ferro, peroxidase e outros.
Não se aplica
O exame tem utilidade na investigação diagnóstica e no acompanhamento de doenças hematológicas, tais como leucemias, anemias, trombocitopenias, hipoplasia/aplasia medular, síndromes mielodisplásicas e tumores metastáticos. Nas doenças de depósito, é particularmente importante para esclarecer as afecções em que se verifica a presença de determinados tipos celulares característicos, como ocorre nas mucopolissacaridoses e nas doenças de Gaucher e Niemann-Pick, entre outras. Já em moléstias parasitárias, a exemplo da leishmaniose, da histoplasmose e de doença causada pelo complexo Mycobacterium avium intracelular, o mielograma pode detectar o agente infeccioso.
- Este exame é realizado em amostras de lâminas enviadas, coradas ou não coradas.
- As lâminas CORADAS, não tem restrição do tempo de coleta e as NÃO CORADAS, a estabilidade é de até três dias após a coleta.
- O material pode ser recebido em todas as unidades.
- Este exame necessita estar acompanhado por uma cópia do laudo original.
- É necessário encaminhar os dados do hemograma da época da coleta.
- NÃO deixar as lâminas próximas a vapores de ácidos, formol, etanol, água e NÃO devem nunca serem embaladas junto com materiais de AP, que contem formol.