Revisão, DE MIELOGRAMA, medula óssea

Outros nomes:

REVISÃO DE OSTEOMIELOGRAMA

REVISÃO DE MEDULOGRAMA

Principais indicações

O exame tem utilidade na investigação diagnóstica e no acompanhamento de doenças hematológicas, tais como leucemias, anemias, plaquetopenias, hipoplasia/aplasia medular, síndromes mielodisplásicas e tumores metastáticos. Nas doenças de depósito, é particularmente importante para esclarecer as afecções em que se verifica a presença de determinados tipos celulares característicos, como ocorre nas mucopolissacaridoses e nas doenças de Gaucher e Niemann-Pick, entre outras. Já em moléstias parasitárias, a exemplo da leishmaniose, da histoplasmose e de doença causada pelo complexo Mycobacterium avium intracelular, o mielograma pode detectar o agente infeccioso

Processamento e adequação da amostra

Enviar à seção, em temperatura ambiente. - ATENÇÃO: enviar ou escanear o questionário ou receita médica com histórico e hipótese diagnóstica do cliente junto com a cópia do laudo original.

Método

Medula óssea, por aspiração, do esterno e/ou cristas ilíacas - estudo citológico, com contagem diferencial, avaliação de eritropoese, granulocitopoese, megacariocitopoese e pesquisa de elementos estranhos ao parenquima medular, em esfregaços de medula corados pelo May Grunwald Giensa e, quando indicados, testes citoquímicos para ferro, peroxidase e outros.

Valor de referência

Não se aplica

Interpretação e comentários

O exame tem utilidade na investigação diagnóstica e no acompanhamento de doenças hematológicas, tais como leucemias, anemias, trombocitopenias, hipoplasia/aplasia medular, síndromes mielodisplásicas e tumores metastáticos. Nas doenças de depósito, é particularmente importante para esclarecer as afecções em que se verifica a presença de determinados tipos celulares característicos, como ocorre nas mucopolissacaridoses e nas doenças de Gaucher e Niemann-Pick, entre outras. Já em moléstias parasitárias, a exemplo da leishmaniose, da histoplasmose e de doença causada pelo complexo Mycobacterium avium intracelular, o mielograma pode detectar o agente infeccioso.

Orientações necessárias

- Este exame é realizado em amostras de lâminas enviadas, coradas ou não coradas. - As lâminas CORADAS, não tem restrição do tempo de coleta e as NÃO CORADAS, a estabilidade é de até três dias após a coleta. - O material pode ser recebido em todas as unidades. - Este exame necessita estar acompanhado por uma cópia do laudo original. - É necessário encaminhar os dados do hemograma da época da coleta. - NÃO deixar as lâminas próximas a vapores de ácidos, formol, etanol, água e NÃO devem nunca serem embaladas junto com materiais de AP, que contem formol.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 10x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.