Outros nomes:
I - Informações sobre a administração do medicamento
- O medicamento romosozumabe deve ser administrado por via subcutânea em adultos, acima dos 18 anos de idade.
II - Critérios de realização
- A administração dessa medicação pode ser realizada somente com prescrição médica.
- Manter a medicação conforme condições de armazenamento exigidas pelo fabricante.
- Não é necessário jejum, porém orienta-se não ingerir grandes refeições antes da infusão da medicação.
- A administração do romosozumabe será realizada somente após entrevista médica.
No dia anterior ao agendamento, um médico do Fleury entrará em contato, via telefone, com o paciente para fazer uma entrevista, com o intuito de avaliar as condições clínicas do paciente. Esta etapa é fundamental para a confirmação da aplicação do romosozumabe, no dia seguinte.
Esse medicamento possui restrições, caso haja dúvidas entrar em contato com seu médico:
- Durante a gestação ou suspeita
- Amamentação
- Durante tratamento de fertilização
- Histórico de reação alérgica ao medicamento
- Se você tem histórico de infarto do miocárdio ou derrame, ou se apresenta múltiplos fatores de risco para doença cardiovascular
- Você deve utilizar suplementação de cálcio e vitamina D durante a terapia com esse medicamento, o uso de romosuzumabe em pacientes que apresentam níveis baixos de cálcio pode levar a eventos adversos
- Se você necessita realizar procedimentos dentários, avise ao seu médico e ao seu cirurgião dentista, pois a osteonecrose de mandíbula foi raramente observada em pacientes em tratamento com romosozumabe
- Se você apresentar dor na coxa ou no quadril durante o tratamento com romosozumabe, pois fraturas atípicas de fêmur foram raramente descritas com o uso deste medicamento.
I - Informações sobre o romosozumabe
O romosozumabe é anticorpo monoclonal humanizado da classe IgG2, que liga à esclerostina e inibe suas funções biológicas. O romosozumabe tem dupla ação sobre o tecido ósseo, aumentando a formação de matriz óssea, mediada por osteoblastos, e diminuindo a reabsorção óssea, mediada pela ativação de osteoclastos, induzida pelo RANK-L. O romosozumabe estimula a nova formação óssea em superfícies ósseas trabeculares e endocorticais, estimulando a atividade osteoblástica, resultando em aumentos de massa óssea trabecular e cortical e em melhorias na estrutura óssea e na força.
II - Indicações do romosozumabe
O romosuzumabe é indicado para o tratamento da osteoporose pós-menopausa com alto risco de fratura, definido como histórico de fratura osteoporótica ou múltiplos fatores de risco para fratura; ou para pacientes que falharam ou são intolerantes a outra terapia de osteoporose disponível.
?
?
?
?
?
A dose recomendada do romosozumabe é de 210 mg, duas seringas, por via subcutânea, uma vez por mês para 12 doses. Os pacientes devem ser adequadamente suplementados com cálcio e vitamina D.
Se a dose mensal de romosozumabe for perdida, administre-a assim que possível, depois disso, a administração do medicamento deve ser programada para todos os meses, a partir desta última dose. Depois de concluir o tratamento com romosozumabe, considere a transição para outro tratamento com osteoporose.
Os eventos muito comuns (1/10) ao uso do romosozumabe são infecção de vias aéreas superiores e artralgias.
Eventos comuns (1/100 a 1/10): erupção cutânea, cefaleia, tosse, cervicalgia, espasmos musculares, edema periférico e reações no local da administração.
Eventos incomuns (1/1000 a 1/100): hipocalcemia e urticária.
Eventos raros (10.000 a 1/1.00): angioedema e eritema multiforme.
Preparo:
Toda a preparação do medicamento Romosozumabe deve ser realizada em condições assépticas.
Materiais:
1 par de luvas de procedimento;
embalagem com duas seringas preenchidas com 1,17mL com concentração de 90mg/mL (dose total de 105mg por seringa).
Reconstituição: N/A
Estabilidade após Reconstituição: N/A
Diluição: N/A
Estabilidade na seringa: Uso imediato
PVC N/A,
soro glicosado: N/A
Tipo de Solução: ( ) irritante ( ) vesicante (x) não aplica
Fotossensibilidade: sim, proteger a seringa da luz direta até o momento do uso.
Via de Administração: SC
Potencial emético: baixo
Tempo de infusão: N/A
Passos: Dispensa qualquer preparo na farmácia.
Após realizar os procedimentos de rastreabilidade e registro de dispensação, etiquetar e enviar para a equipe de enfermagem. Caso a medicação for destinada ao atendimento móvel ou enviado a outra unidade, acondicionar na caixa de transporte com o controle de temperatura entre 2º a 8º graus, juntamente com prescrição, minuta de transporte, etiquetas e Check list.