Rotura das membranas fetais, Teste da

Outros nomes:
TESTE DA BOLSA ROTA
AMNISURE
TESTE RÁPIDO PARA BOLSA ROTA

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 1h

Orientações necessárias

I - Critérios de realização - O exame deve ser realizado entre a 12ª e a 42ª semana de gestação, mediante a apresentação de solicitação médica. - O teste é feito apenas na Unidade Paraiso de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas e aos sábados das 7 às 12 horas. - A coleta de material para o exame é realizada por via vaginal, com a colocação de um espéculo para a visualização do colo uterino. - O Fleury libera o resultado em uma hora. II - Preparo - Na véspera e no dia do exame, a cliente deve evitar: -- a aplicação de cremes ou óvulos locais; -- o uso de duchas vaginais; -- a realização de ultrassom transvaginal. - Não há necessidade de pausa sexual e o exame pode ser feito na vigência de sangramento, desde que não seja intenso, pois isso pode interferir no resultado do teste. - Em caso de dúvidas, entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente Fleury. III - Observações - Após o exame, é possível continuar utilizando medicações vaginais, como cremes ou óvulos. - A gestante não precisa fazer repouso depois da coleta.

Principais indicações

- O exame avalia a presença de líquido amniótico no fundo de saco vaginal, ou seja, investiga a rotura da bolsa das águas. Quando negativo, significa que há baixa possibilidade de rotura. - Assim sendo, o teste está principalmente indicado nos seguintes casos: -- gestações únicas ou múltiplas, entre a 12 a 42 semana, com suspeita de perda de líquido amniótico; -- grávidas com líquido amniótico reduzido na ultrassonografia, sem origem bem esclarecida.

Regiões estudadas

- Fundo de saco vaginal (conteúdo/secreção vaginal).

Método

- O Fleury utiliza o teste AmniSure® (teste de rotura das membranas fetais), um ensaio por imunocromatografia para detecção da proteína PAMG-1 (alfa 1 microglobulina placentária) humana presente na secreção cervicovaginal. A PAMG-1 é uma microglobulina com altas concentrações no líquido amniótico e nível reduzido no sangue e extremamente reduzido na secreção cervico-vaginal, quando as membranas estão intactas. Para minimizar a freqüência de resultados falsos foram selecionados vários anticorpos monoclonais. A concentração basal de PAMG-1 é de 50-22- picogramas (ou seja, 0,05-0,22ng) por 1 ml de secreção vaginal. O CUT off deste teste é de 5ng/ml, ou seja, pelo menos 20 vezes superior à concentração basal.

Valor de referência

- Negativo.

Interpretação e comentários

- O AmniSure® é um teste rápido que identifica, na secreção vaginal, 1alfa-1 mibroglobulina (PAMG-1). Essa proteína está presente em altas concentrações no líquido amniótico, mas não na secreção vaginal. Sua detecção nesse material é, portanto é altamente sugestiva de rotura de membranas ovulares bolsa rota, amniorrexe prematura ou rotura prematura das membranas ovulares. - O exame pode ser realizado da 12ª semana gestacional até o fim da gravidez. - O resultado do teste, que é realizado pela coleta da secreção vaginal do fundo de saco posterior, fica pronto em até uma hora, sendo expresso como positivo ou negativo. A positividade diz respeito à presença de líquido amniótico e, dessa forma, condiz com o diagnóstico de bolsa rota. - O teste tem sensibilidade de aproximadamente 99%, com falsos positivos e negativos próximos a zero. - É possível combinar o exame com outros testes, como a ultrassonografia obstétrica para avaliar o volume de líquido amniótico.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822