Rubéola, Avidez de IgG, soro

Outros nomes:
AFINIDADE DE IGG PARA RUBEOLA
RUBEOLA, AVIDEZ DE IGG PARA
RUBÉOLA, AVIDEZ DE IGG

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 5 dias úteis (incluindo sábados) às 18h

Orientações necessárias

- Esse exame não é realizado em crianças com menos de 1 ano de idade. - O teste não necessita de preparo.

Processamento e adequação da amostra

- Aguardar 30 minutos; - Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18 ºC; - Não aliquotar; - Enviar à seção, em temperatura ambiente; - Volume ideal 1 mL; volume mínimo 0,5 mL. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: 8 horas; Refrigerada (2-8 ºC): 7 dias; Congelada (-20 ºC): 3 meses.

Método

- Imunoenzimático (ELISA).

Valor de referência

- Índice de avidez: -- Baixa avidez: inferior a 40% - infecção aguda -- Indeterminado: 40 a 60% - não permite definir o provável período -- Alta avidez: superior a 60% - infecção pregressa

Interpretação e comentários

- Este exame pode confirmar se a IgM detectada no teste sorológico é indicativa de doença aguda ou não. Como algumas das metodologias utilizadas para a pesquisa de IgM apresentam grande sensibilidade, concentrações muito pequenas de anticorpos dessa classe podem ser encontradas por períodos maiores que 12 meses, após o início de uma infecção aguda ou depois da vacinação. Assim, a simples presença de IgM não traduz obrigatoriamente doença recente. - A determinação do percentual de avidez de IgG deve ser sugerida quando os índices de IgM obtidos pelas técnicas imunoenzimáticas ou de quimioluminescência ficam abaixo de 4. Porcentagens de avidez de IgG menores que 40% sugerem que a infecção é aguda ou recente e que tenha ocorrido nos últimos três meses. Valores superiores a 60% indicam que a doença não é aguda e teve seu início há mais de três meses, o que leva os anticorpos IgM presentes a serem classificados como residuais. Esta última situação, no caso de gestantes, configura pequeno ou nenhum risco para o feto. Já porcentagens de avidez de IgG maiores que 40% e menores que 60% não permitem definir o provável período em que a infecção ocorreu. Ainda, em indivíduos recentemente imunizados, o teste de avidez consegue também predizer quando ocorreu a vacinação. - A determinação da avidez de IgG só deveria ser solicitada diante de reação de IgM positiva, pois uma sorologia para rubéola com reação de IgM negativa define que a infecção é pregressa e que o indivíduo deve ser considerado imunizado.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822