Sangramento, Tempo de, sangue total

Outros nomes:
HENOCH-SCHOLEIN,PURPURA DE, TEMPO DE SANGRAMENTO
TELANGIECTASIA CAPILAR, TS
TEMPO DE SANGRAMENTO
VON WILLEBRAND, DOENCA DE, TS
WILLEBRAND, DOENCA DE VON, TS
TEMPO DE SANGRAMENTO DE DUKE

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 1 dia útil (sem contar o sábado) às 18h

Orientações necessárias

- Devem ser informados os medicamentos tomados nos últimos sete dias, especialmente antiagregantes plaquetários como ácido acetilsalicílico (Aspirina®, AAS®, Melhoral®, Bufferin®, etc.), antiinflamatórios, antidepressivos, antialérgicos, diuréticos e betabloqueadores. - Não realizado em recém-nascidos e crianças até dois anos de idade.

Processamento e adequação da amostra

Receber o impresso "Envio de materiais para distribuição", conferindo a anotação do resultado do TS com a etiqueta de código de barras. do exame a ser digitado. - Gerenciar a etiqueta no sistema de gerenciamento de amostras. - Transcrever corretamente para o sistema o resultado do TS, utilizando a rotina TRD para digitação e TRL para a liberação. Importante: 1) Resultado com duas determinações (somente nas situações em que a 1ª determinação foi de 30 seg): digitar os dois resultados 1° determinação------------------------ 2° determinação------------------------ OBS: 30 segundos deve ser digitado como 0,30. 2) Resultado maior que 15 minutos: digitar o resultado como SUP;15. 3) TS com sangramento abundante logo após a punção: - não cancelar o exame - digitar - - - (três traços) no resultado - o resultado será liberado com uma nota (OB519: Durante a realização do teste, observou-se sangramento pronunciado no sítio da punção no lóbulo auricular. Nessa situação, a determinação precisa do "Tempo de Sangramento" fica prejudicada, razão pela qual não é possível liberar o resultado do teste). 4) TS com resultado inferior a 30 segundos (0,30), liberar com a seguinte nota: Foram realizadas duas determinações, ambos com resultado abaixo de 30 segundos. Este padrão de leitura está relacionado à limitação técnica do teste e não tem significado clínico.

Método

- Método de Duke: avaliação do tempo de sangramento de uma incisão feita no lóbulo da orelha, realizada com uma lanceta estéril e descartável.

Valor de referência

1 a 3 minutos

Interpretação e comentários

- Em conjunto com outros testes de hemostasia, este exame é usado na avaliação laboratorial inicial de pacientes com distúrbios hemorrágicos. Da mesma forma, pode ser empregado como teste de triagem na avaliação hemostática pré-operatória em situações específicas. - Trata-se de um teste com baixa sensibilidade e, em muitos casos, inespecífico para identificar anormalidades da hemostasia primária, razão pela qual vem sendo substituído pelo tempo de sangramento de Ivy (TS Ivy). - O exame avalia a interação entre as plaquetas e a parede vascular lesionada e depende do número e da qualidade das plaquetas, de alguns fatores plasmáticos, do endotélio e da contratilidade capilar. Vale lembrar que o tempo de sangramento (TS) é mais longo em mulheres e recebe a influência do hematócrito. - O TS prolongado ocorre nas seguintes condições: -- Plaquetopenias primárias e secundárias, quando o número de plaquetas é de 50.000/mm³ ou menos; -- Defeitos plaquetários qualitativos hereditários: doença de von Willebrand, síndrome de Bernard-Soulier e trombastenia de Glanzmann; -- Alterações plaquetárias qualitativas adquiridas pela presença de inibidores da função plaquetária (AAS®, dextran, fenilbutazona e outros); -- Doenças que cursam com alterações vasculares, tais como púrpura de Henoch-Schönlein, telangiectasia e crioglobulinemias; -- Alterações qualitativas ou quantitativas do fibrinogênio; -- Insuficiência renal; -- Presença de níveis elevados de PDF; -- Presença de paraproteínas circulantes.

Dias de Medicamento

IMPORTANTE: Anotar medicamento(s) do (s)último(s): 7 dias(s).

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822