SARS-CoV-2, Anticorpos IgM, por quimiluminescência, soro

Outros nomes:

SARS-COV-2, ANTICORPOS IGM POR QUIMILUMINESCÊNCIA , SORO

COVID-19, ANTICORPOS IGM, POR QUIMILUMINESCÊNCIA, SORO

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 3 dias úteis (incluindo sábados) às 22h*

* Este prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, ligue para a nossa Central de Atendimento para confirmar o prazo na unidade de preferência.

Orientações necessárias

- Não é necessário preparo para este exame. - Este exame é realizado somente com solicitação médica. - PARA REALIZAÇÃO É NECESSÁRIO AGENDAMENTO PRÉVIO. - Este exame detecta anticorpos contra o SARS-Cov-2 (novo coronavírus 2019) e está indicado para pessoas que apresentam sintomas há mais de 10 dias ou exposição com risco de contágio há mais de 14 dias. - Para pessoas que apresentam sintomas há menos de 10 dias, este exame apresenta baixa sensibilidade. Nesses casos, o teste indicado é a PCR específica, realizada em amostras do trato respiratório, colhidas a partir do 3º dia de sintomas. - O resultado do teste sorológico deve ser interpretado em conjunto com a história clínica do paciente e outros testes para detecção direta do vírus. Um teste negativo não exclui a presença da infecção.

Processamento e adequação da amostra

- Aguardar 30 minutos; - Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18 °C; - NÃO aliquotar - Enviar à seção, refrigerado; - Soro, volume ideal: 1,0 mL; volume mínimo: 0,5 mL. Interferente: Hemólise Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: não aceitável Refrigerada (2-8 ºC): 7 dias; Congelada (-20 ºC): 30 dias A amostra para COVIDQMLIGG e COVIQMLIGM pode permanecer em tubo com gel sem centrifugar até 48 horas.

Método

Quimioluminescência (Pesquisa de Anticorpos IgM).

Valor de referência

AnticorposIgM: Não reagente: inferior a 0,8 UA/mL Indeterminado: 0,8 a 1,0 UA/mL Reagente : superior a 1,0 UA/mL

Interpretação e comentários

A pesquisa de anticorpos específicos contra SARS-CoV-2 (novo coronavírus 2019) é uma ferramenta auxiliar no diagnóstico da infecção por este agente. O padrão ouro para o diagnóstico da infecção recente sintomática, com tempo de evolução inferior a 7 dias, é a detecção do RNA do vírus por PCR em amostras do trato respiratório (raspados, lavados e aspirados nasofaríngeos e orofaríngeos, escarro, secreção traqueal e lavado broncoalveolar). A sorologia pode contribuir para o diagnóstico nos casos com mais de 7 dias de evolução da sintomatologia, quando a sensibilidade da PCR começa a declinar, ou ainda para pacientes que apresentem PCR negativa, para os quais se mantenha a suspeita diagnóstica. Para pessoas expostas de forma recorrente, como profissionais de saúde, a pesquisa de IgG pode determinar a ocorrência de infecção pregressa, embora o papel protetor desses anticorpos ainda não seja completamente conhecido. Os resultados da sorologia devem ser cuidadosamente interpretados, levando em consideração a sintomatologia, o dia em que a coleta foi realizada e o resultado da PCR. A detecção de anticorpos da classe IgM contra SARS-CoV-2 tem sensibilidade crescente a partir de 7 dias após o início dos sintomas, e se aproxima de 100% após 10 dias, conforme a literatura científica. Já a especificidade é de aproximadamente 99%. Um resultado reagente de IgM, isoladamente, não confirma infecção recente pelo SARS-CoV-2; sugere-se seguimento sorológico após 7 dias para verificar a soroconversão de IgG. Em conjunto com um resultado reagente de IgG, que apresenta menor incidência de reatividade inespecífica, o resultado reagente de IgM tem maior valor preditivo positivo para infecção recente. O tempo pelo qual a IgM permanece detectável após uma infecção por SARS-CoV-2 não está estabelecido. A sensibilidade da detecção de anticorpos da classe IgG contra SARS-CoV-2 é muito baixa na primeira semana de infecção, se aproxima de 80% cerca de 10 dias após o início dos sintomas, e de 100% após 14 dias, conforme a literatura científica. Já a especificidade é de 98,5%.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.