SARS-COV-2, ANTICORPOS TOTAIS (INTERNA), por eletroquimioluminescência, soro

Orientações necessárias

- Não é necessário preparo para este exame.

Processamento e adequação da amostra

- Aguardar 30 minutos; - Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18 °C; - NÃO aliquotar - Enviar à seção, temperatura ambiente - Soro, volume ideal: 1,0 mL; volume mínimo: 0,5 mL. Interferente: Hemólise Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: 3 dias Refrigerada (2-8 ºC): 20 dias Congelada (-20 ºC): 30 dias A amostra para COVIDQMLIGG2, COVIDQMLIGM, COVIDQMLATOT e COVIQMLIGM pode permanecer em tubo com gel sem centrifugar até 48 horas.

Método

Eletrouimioluminescência (pesquisa de anticorpos totais).

Valor de referência

Eletroquimioluminescência : Anticorpos totais Não reagente : inferior a 0,6 Indeterminado: 0,6 a 0,7 Reagente : superior a 0,7

Interpretação e comentários

A pesquisa de anticorpos específicos contra SARS-CoV-2 (novo coronavírus 2019) é uma ferramenta auxiliar no diagnóstico da infecção por este agente. O padrão ouro para o diagnóstico da infecção recente sintomática, com tempo de evolução inferior a 7 dias, é a detecção do RNA do vírus por PCR em amostras do trato respiratório (raspados, lavados e aspirados nasofaríngeos e orofaríngeos, escarro, secreção traqueal e lavado broncoalveolar). A sorologia pode contribuir para o diagnóstico nos casos com mais de 14 dias de evolução da sintomatologia, quando a sensibilidade da PCR começa a declinar, ou ainda para pacientes que apresentem PCR negativa, para os quais se mantenha a suspeita diagnóstica. Para pessoas expostas de forma recorrente, como profissionais de saúde, a pesquisa de IgG pode determinar a ocorrência de infecção pregressa, embora o papel protetor desses anticorpos ainda não seja completamente conhecido. Os resultados da sorologia devem ser cuidadosamente interpretados, levando em consideração a sintomatologia, o dia em que a coleta foi realizada e o resultado da PCR. A sensibilidade da sorologia é crescente a partir de 14 dias após o início dos sintomas. Para pessoas que apresentaram sintomas leves ou nunca foram sintomáticas, recomenda-se a coleta depois de 21 a 28 dias a partir do início dos sintomas ou da exposição com risco potencial de transmissão. O CDC-EUA recomenda um algoritmo com duas metodologias diferentes para a pesquisa de anticorpos contra SARS-CoV-2, para aumentar os valores preditivos positivo e negativo, especialmente em populações de baixa prevalência da infecção. Em conjunto, as duas metodologias realizadas no laboratório conferem sensibilidade de 96% e especificidade de 99%.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 10x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.