Outros nomes:
- Não é necessário preparo para este exame.
- Aguardar 30 minutos;
- Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18 °C;
- NÃO aliquotar
- Enviar à seção, temperatura ambiente
- Soro, volume ideal: 1,0 mL; volume mínimo: 0,5 mL.
Interferente: Hemólise
Estabilidade da amostra:
Temperatura ambiente: 3 dias
Refrigerada (2-8 ºC): 20 dias
Congelada (-20 ºC): 30 dias
A amostra para COVIDQMLIGG2, COVIDQMLIGM, COVIDQMLATOT e COVIQMLIGM pode permanecer em tubo com gel sem centrifugar até 48 horas.
Eletrouimioluminescência (pesquisa de anticorpos totais).
Eletroquimioluminescência : Anticorpos totais
Não reagente : inferior a 0,6
Indeterminado: 0,6 a 0,7
Reagente : superior a 0,7
A pesquisa de anticorpos específicos contra SARS-CoV-2 (novo coronavírus 2019) é uma ferramenta auxiliar no diagnóstico da infecção por este agente. O padrão ouro para o diagnóstico da infecção recente sintomática, com tempo de evolução inferior a 7 dias, é a detecção do RNA do vírus por PCR em amostras do trato respiratório (raspados, lavados e aspirados nasofaríngeos e orofaríngeos, escarro, secreção traqueal e lavado broncoalveolar). A sorologia pode contribuir para o diagnóstico nos casos com mais de 14 dias de evolução da sintomatologia, quando a sensibilidade da PCR começa a declinar, ou ainda para pacientes que apresentem PCR negativa, para os quais se mantenha a suspeita diagnóstica. Contudo, nesse contexto, as sociedades científicas não têm recomendado o uso de IgM, por apresentar baixa sensibilidade na fase aguda e, ainda, poder apresentar resultados falso-positivos. Para pessoas expostas de forma recorrente, como profissionais de saúde, a pesquisa de IgG pode determinar a ocorrência de infecção pregressa, embora o papel protetor desses anticorpos ainda não seja completamente conhecido. Os resultados da sorologia devem ser cuidadosamente interpretados, levando em consideração a sintomatologia, o dia em que a coleta foi realizada e o resultado da PCR.
A sensibilidade da sorologia é crescente a partir de 14 dias após o início dos sintomas. Para pessoas que apresentaram sintomas leves ou nunca foram sintomáticas, recomenda-se a coleta depois de 21 a 28 dias a partir do início dos sintomas ou da exposição com risco potencial de transmissão.
O CDC-EUA recomenda um algoritmo com duas metodologias diferentes para a pesquisa de anticorpos contra SARS-CoV-2, para aumentar os valores preditivos positivo e negativo, especialmente em populações de baixa prevalência da infecção. Em conjunto, as duas metodologias realizadas no laboratório conferem sensibilidade de 96% e especificidade de 99%.