Outros nomes: CAPACIDADE DE LIGACAO DE FERRO, CAPACIDADE DE TRANSPORTE DE FERRO, CAPACIDADE FERROPEXICA TOTAL, CAPACIDADE TOTAL DE LIGACAO DO FERRO, FERRO, CAPACIDADE DE LIGACAO, FERRO, CAPACIDADE DE TRANSPORTE DE, SATURACAO OU FIXACAO DO FERRO, Ferro, Capacidade Total de Ligação, Ferro quelado, CFF capacidade de fixação de ferro, Saturação de transferrina, Total iron binding capacity TIBC, TIBC total iron binding capacity
A recomendação é que a coleta seja realizada pela manhã, por causa das flutuações nos níveis de ferro ao longo do dia.
- Jejum mínimo para o exame: 3 horas
- Aguardar 30 minutos;
- Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18 ºC;
- Não aliquotar;
- Soro (volume ideal: 1,0 mL; volume mínimo: 0.5 mL);
- Enviar à seção, em temperatura ambiente.
Estabilidade da amostra:
Temperatura ambiente: 4 dias;
Refrigerada (2-8 ºC): 7 dias;
Congelada (-20 ºC): 3 meses.
Interferente: hemólise
- Colorimétrico.
Recém nato até 1 mês: 100 - 250 mcg/dL
1 mês até 12 meses: 40-100 mcg/dL
12 meses até 12 anos: 50-120 mcg/dL
Acima de 12 anos:
M: 65-175 mcg/dL
F: 50-170 mcg/dL
- Ligação de ferro, capacidade total: 250 a 425 mcg/dL
Saturação da transferrina:
Masculino: 20 a 50%
Feminino: 15 a 50%
- ATIBC (CAPACIDADE TOTAL DE LIGAÇÃO DO FERRO) realizada por método colorimétrico, corresponde a uma determinação indireta da Transferrina.
- A siderofilina, ou transferrina, é a proteína plasmática responsável pelo transporte de ferro. Sua determinação contribui com a avaliação do metabolismo do ferro, estando especialmente indicada na investigação das anemias microcíticas e da hemocromatose. A siderofilina aumenta na maioria das anemias por deficiência de ferro e diminui em anemias de infecções crônicas, insuficiência renal crônica, doença hepática grave e síndrome nefrótica.
- É importante lembrar que a siderofilina é uma das proteínas de fase aguda classificadas como negativas, ou seja, sua concentração fica menor na vigência de uma agressão aguda ao organismo, seja infecciosa, seja inflamatória, seja traumática. Já na hemocromatose, seu grau de saturação com ferro encontra-se acima do normal, ao contrário do que ocorre nos estados de carência de ferro.