Schistosoma mansoni, pesquisa de ovos, fezes

Outros nomes:
ESQUISTOSSOMO, PESQUISA DE OVOS DE
ESQUISTOSSOMOSE NAS FEZES
FEZES, PESQUISA DE SCHISTOSOMA
S. MANSONI, PESQUISA DE OVOS
SCHISTOSOMA, PESQUISA DE OVOS DE

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 1 dia útil (incluindo sábados) às 18h

Orientações necessárias

I - Critério de realização - O cliente deve retirar, no Fleury, os frascos adequados para a coleta do material e a folha de instruções. É obrigatório a apresentação do pedido médico na retirada dos frascos. - Em caso de o exame ser realizado junto com o parasitológico, prevalecem as orientações deste último teste. II - Amostra - O exame é feito em fezes recentes, colhidas em frasco sem conservante. - A amostra não pode ser contaminada com urina nem ser colhida do vaso sanitário. - O material tem de ser entregue ao Fleury em até seis horas após a coleta, se for mantido em temperatura ambiente, ou em 12 horas, no máximo, se estiver refrigerado. III - Interferente - O cliente não pode receber contraste radiológico oral à base de bário, bismuto, magnésio e carbonato de cálcio nas 48 horas que antecedem o exame. IV - Uso de laxante - Para indivíduos que tenham constipação intestinal crônica, é permitida a utilização de Tamarine® ou de supositório de glicerina. - Laxantes com óleo mineral ou hidróxido de magnésio não devem ser usados 48 horas antes da coleta.

Processamento e adequação da amostra

I - Amostra - Peso mínimo: 20 g. - Encaminhar o material refrigerado à seção. - Transferir o material recebido em fralda para frasco sem conservante. III - Estabilidade da amostra - Temperatura ambiente: 6 horas; - Refrigerada (2-8ºC): 12 horas; - Congelada (-20°C): não-aceitável.

Método

- Kato-Katz e Lutz-Hoffmann.

Valor de referência

- Negativa

Interpretação e comentários

- O método de Kato-Katz permite estimar a carga parasitária e o de Hoffman verifica a viabilidade dos ovos de S. mansoni, que costumam ser observados nas fezes por volta de quatro a sete semanas após a penetração das cercárias através da pele. Em estágios precoces da infecção e em quadros infecciosos crônicos, a pesquisa de Schistosoma mansoni pode ser ocasionalmente negativa. Em caso crônicos, é recomendável a retossigmoidoscopia com ressecção de pólipos para exame parasitológico.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822